14/08/23 às 16h47 - Atualizado em 15/08/23 às 8h29

35 anos da Eape são celebrados em sessão na Câmara Legislativa

Gestores, formadores e cursistas da Eape participaram de sessão solene na CLDF

Jacqueline Pontevedra, Eape/SEEDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, na manhã desta segunda-feira (14), uma sessão solene em homenagem aos 35 anos da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape). O evento foi organizado a pedido do deputado distrital e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Chico Vigilante (PT/DF), e contou também com a participação de autoridades e profissionais da Secretaria de Educação do DF.

A solenidade realizada no plenário da CLDF tinha como objetivo reconhecer a importância de um lugar destinado a promover oportunidades de aprendizagem contínua para os profissionais da educação e destacar o trabalho pedagógico realizado pelos professores formadores da Eape. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara Distrital.

Presente no evento, ao lado de outras autoridades, a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, destacou a importância da Eape para a educação do DF. “A qualidade da educação dos estudantes da rede pública de ensino está intrinsicamente ligada à formação realizada na Eape durante os 35 anos de existência. Portanto, temos os melhores profissionais do país e, como já foi mencionado, parcerias estão sendo formalizadas para que a formação também seja realizada em outros estados brasileiros e países”, destacou.

A subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula Machado, ressaltou que a Eape é a única escola em que os próprios professores da rede pública passam por um processo seletivo e são os responsáveis pelas formações de outros profissionais da rede. “Isso é fruto de uma política que entende que nosso formador precisa junto à realidade das escolas. A formação não é apenas para progressão funcional, mas para gerar a transformação social necessária à educação. Parabéns também a todos os formadores e formadoras”, disse.

A Eape é responsável por mais de 100 ações de formação (cursos, oficinas, seminários) da Secretaria de Educação, reúne 163 servidores e atende, em média, mais de 17 mil cursistas por ano. No primeiro semestre de 2023, foram realizadas 91 ações de formação.

Em nome dos formadores da Eape, a professora doutora Renata Nogueira reconheceu o trabalho realizado por outros profissionais que já atuaram na instituição “Nós aprendemos uns com os outros e é a partir dessa experiência que nós podemos pensar em formação na Eape. Nós nos constituímos todos os dias como formadoras ou formadores, nós aprendemos com os nossos cursistas e nós nos transformamos a cada formação que damos”, refletiu.

Sessão solene homenageou os 35 anos de vida da Eape | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

História

A Escola de Aperfeiçoamento de Pessoal, da extinta Fundação Educacional, foi criada no dia 10 de agosto de 1988. Posteriormente, o nome da instituição foi modificado para Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação (Eape). Nessa mesma data, em homenagem à instituição, o calendário oficial do Distrito Federal celebra o Dia da Formação Continuada.

Durante a sessão solene, o deputado Chico Vigilante ressaltou a importância histórica da instituição. “A Eape significa estudo, planejamento, símbolo de resistência. O dia 10 de agosto é uma data para celebrar os 35 anos de sucesso das políticas de formação”, disse.

Para finalizar a sessão solene, um momento cultural deixou evidente que a educação e a arte também são elementos importantes durante os momentos de formação. A apresentação poética e musical foi realizada por formadores da Eape.