Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
19/11/18 às 13h19 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

Estudantes de Brasília nas Paralímpiadas

Ao todo, 68 atletas representarão o DF a partir de terça-feira (20)

 

Alan Resah, Ascom/SEEDF

 

Superação, garra e amor (ao esporte) são palavras que expressam o sentimento vivido pelos jovens atletas do Distrito Federal que competirão na 12ª edição das Paralimpíadas Escolares. O evento ocorrerá em São Paulo, entre os dias 19 e 24 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

 

Atletas de 12 a 18 anos, de todos os estados e do Distrito Federal, competirão em modalidades como atletismo, goalball, tênis de mesa, judô, futebol de 5, futebol de 7 e vôlei sentado. Além dessas categorias esportivas, os 68 jovens competidores da delegação brasiliense, composta por 103 membros, se destacam com grandes chances de medalha no basquete em cadeira de rodas, no tênis em cadeira de rodas, na natação e na bocha.

 

O Distrito Federal participa das Paralimpíadas Escolares desde 2006 – quando o evento foi realizado em Fortaleza – e, na última edição dos jogos, obteve medalhas em disputas coletivas e individuais. Entre elas, vale destacar o rendimento do atleta e estudante do Centro Educacional 08 do Gama, Lucas Souza Barros. O jovem nadador ficou em primeiro lugar nos 100 metros borboleta S13, classificação dada para atletas com deficiência visual.

 

“Esse é o resultado de muito foco. Todos os dias recebemos apoio dos nossos treinadores, pais, professores e da direção da escola, assim como dos nossos colegas de treinamento. Estar ao lado de tantas pessoas que amam o esporte faz com que, a cada dia, alcancemos maiores resultados e destaque na modalidade em que cada um de nós compete e busca se aprimorar”, conta o estudante.

 

Para o chefe da delegação do Distrito Federal e professor da SEEDF, Carlos Ney, a prática desportiva proporciona para estes jovens uma abertura de percepção. “Competindo, mas, antes de mais nada, treinando, os nossos estudantes percebem que são capazes de superar limites pessoais, sejam eles físicos ou mentais, e alçar voos mais altos, indo além a cada nova tentativa”, explica o professor.

 

Carlos Ney complementa: “No total, teremos nas competições 45 atletas homens, 23 mulheres, além de 35 membros da equipe técnica, composta por técnicos, staffs, atletas guias, assistentes, fisioterapeutas e um tapper – pessoa que ajuda a indicar aos nadadores com deficiência visual a proximidade da parede”. A equipe do DF é uma das mais robustas dentre todas as delegações participantes.

Curiosidade

Na edição de 2017, mais de 900 estudantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participaram da competição. Foi a primeira vez que todas as unidades federativas do Brasil estiveram representadas no maior evento escolar de esportes paralímpicos do mundo. Na ocasião, os estudantes-atletas de Brasília ficaram em terceiro lugar geral.

Mais sobre as Paralimpíadas

As Paralimpíadas Escolares 2018 é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Ministério do Esporte (ME), tendo como responsabilidade exclusiva a realização da etapa nacional. O evento tem por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

Governo do Distrito Federal