Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/12/18 às 12h13 - Atualizado em 6/10/22 às 18h58

Ensino Médio em Tempo Integral amplia aulas

Da Agência Brasília

 

Alunos do Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte participam de oficinas de química, física, informática e empreendedorismo. Projeto começou em 2018 com três turmas de 1º ano

 

Com o intuito de reduzir os índices de reprovação e de abandono e aumentar a qualidade escolar, a Secretaria de Educação adotou o projeto de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).

 

Foto: Tony Winston, Agência Brasília

Iniciado em 2018, o programa atendeu 12 escolas do Distrito Federal com diversas oficinas práticas e atividades de formação.

 

Fomentado pelo Ministério da Educação, o projeto foi sancionado pelo governo do Distrito Federal em dezembro de 2017. O objetivo era ampliar a oferta desse tipo de ensino em Brasília, que já existia na educação infantil e fundamental.

 

No Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte120 alunos do primeiro anoparticiparam das aulas ofertadas pelo ensino em tempo integral três vezes por semana.

As oficinas de química, física, matemática, português, informática e empreendedorismo trabalharam o conteúdo de forma diferenciada.

 

Os laboratórios de física e química, fechados por falta de manutenção, foram reabertos especialmente para o projeto.

 

De acordo com a professora de física e matemática, Patrícia Valero Barbosa, as atividades práticas ajudam a assimilar melhor a matéria.

 

As aulas de português foram integradas às de informática com a criação de uma revista eletrônica. Os alunos aprenderam a utilizar as ferramentas de sistemas operacionais, edição de vídeo e texto e desenvolveram trabalhos próprios sobre assuntos pertinentes ao universo deles.

 

Para o professor de informática, Cláudio Werkema, as oficinas vão além do conteúdo acadêmico. “É a preparação para a vida e o mercado de trabalho”, destaca.

 

Os jovens também têm recebido a novidade de forma positiva. “Para quem sabe aproveitar, o ensino em tempo integral é muito útil. O tempo que passamos aqui será recompensado no futuro”, avalia o aluno Emanuel dos Santos Paes.

 

Para Giulia Ferreira, também integrante do programa, o EMTI é um privilégio para os estudantes, pois nem todos podem participar. “É uma ótima ideia, tem muitas matérias que eu nunca tive contato antes. A gente aprende na prática o que vê na teoria.”

 

As atividades do Ensino Médio em Tempo Integral são ofertadas apenas para os estudantes do primeiro ano matriculados para o projeto. A ideia é que eles tenham uma experiência continuada nas três séries do ensino médio.

 

De acordo com a subsecretária de Educação Básica, da Secretaria de Educação, Luciana Oliveira, o objetivo do EMTI — algo novo dentro do programa educacional da rede pública local — é o avanço da aprendizagem com práticas diferenciadas.

 

“O tempo ampliado deve refletir na qualidade do ensino e no impacto que ele gera nos estudantes”, acredita Luciana.

 

A proposta é custeada pelo Programa de Fomento às Unidades Escolares de Ensino Médio em Tempo Integral, mediante repasse do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE).

Em 2017, a Secretaria de Educação do DF recebeu aproximadamente R$ 5,2 milhões, que foram utilizados para adesão de material didático, além de pequenos reparos nas escolas para abrigar o projeto.

 

O programa Ensino Médio em Tempo Integral atende as seguintes unidades escolares:

 

1.   Centro Educacional Incra 8

2.   Centro de Ensino Médio 1 de Brazlândia

3.   Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Gama

4.   Centro de Ensino Médio Julia Kubitschek

5.   Centro Educacional Taquara

6.   Centro Educacional 1 do Cruzeiro

7.   Centro Educacional do Lago

8.   Centro Educacional do Lago Norte

9.   Centro de Ensino Médio 7 Taguatinga

10. Centro de Ensino Médio EIT

11. Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte

12. Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga

Governo do Distrito Federal