Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/02/19 às 14h20 - Atualizado em 6/10/22 às 18h58

Avaliação na rede pública começa na segunda

Guilherme Marinho, Ascom/SEEDF

 

 

Para garantir o desenvolvimento dos conteúdos no início do ano letivo, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) irá disponibilizar, nesta quarta-feira (20), as Avaliações de Acompanhamento de Aprendizagens no site da pasta. A partir de segunda-feira (25), serão publicados os Cadernos de Revisão.Os materiais foram elaborados para mitigar as dificuldades que surgiram devido ao atraso na entrega dos livros didáticos às escolas do DF pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

As avaliações foram produzidas tendo como base os dados obtidos por meio das Provas Diagnósticas aplicadas em 2017 e 2018. O objetivo do teste é identificar as principais fragilidades dos estudantes do 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, referentes a Língua Portuguesa e Matemática.

 

Concomitantemente foram elaborados os Cadernos de Revisão, que são compostos por 12 sugestões de atividades, nos quais constam: breve contextualização das temáticas; descritores considerados – os mesmos itens das Avaliações de Acompanhamento de Aprendizagens – respostas e aprendizagens esperadas. Serão dois cadernos por aluno, um de Língua Portuguesa e outro de Matemática. Ao todo, 36 cadernos diferentes vão contribuir para a revisão do conteúdo do ano anterior.

 

Os cadernos trazem, ainda, sugestões de links que podem ser consultados para complementar ou aprofundar o estudo da temática trabalhada. Esses cadernos servem como apoio para o trabalho do professor nas intervenções pedagógicas a partir dos resultados obtidos, bem como material de estudo e autoavaliação para o estudante.

 

Tanto as Avaliações de Acompanhamento de Aprendizagens quanto os Cadernos de Revisão foram confeccionados por profissionais da SEEDF. Dois grupos de trabalho foram criados, uma equipe ficou responsável por preparar os conteúdos para o ensino fundamental e outra, para o ensino médio. Assim, para que os objetivos desses materiais sejam alcançados, os professores vão aplicar as avaliações entre os dias 25 e 28 de fevereiro, para todas as turmas. Os resultados serão lançados pelos próprios professores, durante o período de coordenação, no site da Avaliação Institucional.

 

Após a aplicação da prova, o professor deverá utilizar os Cadernos de Revisão, que serão disponibilizados no site da Secretaria de Estado de Educação a partir do dia 25 de fevereiro, para correção das Avaliações de Acompanhamento das Aprendizagens, juntamente com os estudantes.

 

Dessa forma, o site disponibilizará aos professores um relatório do desempenho de cada estudante, turma e da unidade escolar, o que possibilitará o direcionamento de atividades pedagógicas mais adequadas às necessidades educacionais dos estudantes.

 

Governo do Distrito Federal