22/04/19 às 16h12 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Inscrições para a 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Da Redação, Ascom/SEEDF

Estão abertas as inscrições para a 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, destinada a estudantes e professores das escolas públicas brasileiras. A participação é gratuita e a inscrição deve ser realizada exclusivamente pela internet até o dia 30 de abril diretamente no portal Escrevendo o Futuro.

Para que os estudantes do 5º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio possam participar do concurso de produção de textos é necessário que os(as) professores(as) de cada unidade escolar façam as suas inscrições.

O professor desenvolverá as oficinas de sequência didática propostas pelo Programa e orientará sua turma a escrever um texto original e de autoria exclusiva de cada estudante sobre o tema “O lugar onde vivo”, nas categorias indicadas para cada ano escolar em que os alunos das turmas participantes vinculados ao professor inscrito estão matriculados.

As categorias de texto são: poema (5º ano do ensino fundamental); memórias literárias (6º e 7º anos do ensino fundamental); crônica (8º e 9º anos do ensino fundamental); documentário (1º e 2º anos do ensino médio); e artigo de opinião (3º ano do ensino médio).

Os textos passarão por cinco etapas de realização e seleção. Nas etapas de seleção são realizadas as comissões julgadoras que selecionarão os textos, segundo os critérios da Olimpíada, nas etapas: escolar, estadual, regional e nacional. Na etapa regional, os 569 alunos semifinalistas e seus professores viajarão juntos para uma capital brasileira, onde participarão de atividades culturais e de formação.

Os 28 estudantes vencedores ganharão uma medalha e uma viagem cultural para uma cidade brasileira, acompanhados de monitores. Os 20 melhores professores também receberão uma medalha, além de uma semana de imersão pedagógica internacional. As 20 escolas que tiverem melhor desempenho receberão uma placa de homenagem e acervo para a biblioteca escolar.

Mais informações:

0800-771-9310 / 3901-7567 / 3901-3105.