4/06/19 às 16h14 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Unidades de ensino terão R$ 1 milhão para comprar livros

Rossana Gasparini, Ascom/SEEDF

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) disponibilizou, nesta terça-feira (4), R$ 1 milhão, por meio do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), para que unidades escolares e coordenações regionais de ensino adquiriram obras literárias, paradidáticas, de referência e especializadas na 35º Feira do Livro de Brasília (FELIB). A descentralização dos recursos foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal.

No total, 697 escolas da rede pública de ensino do DF serão contempladas com os recursos. Os valores destinados para cada coordenação regional de ensino estão descritos no DODF. Os recursos serão divididos entre as unidades escolares, bibliotecas setoriais comunitárias, núcleos de ensino das unidades de internação socioeducativas e unidade escolar do sistema prisional.

Os títulos, que podem ser adquiridos apenas na 35ª FELIB, vão compor os acervos das bibliotecas escolares. Todos os anos, a SEEDF descentraliza os recursos para que escolas e coordenações regionais possam atualizar as obras. As unidades de ensino terão autonomia para escolher os títulos, seguindo critérios dispostos no Guia da 35º Feira do Livro de Brasília.

FELIB

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Este ano, a FELIB será realizada entre os dias 6 e 16 de junho, no Complexo Cultural da República (entre o Museu da República e a Biblioteca Nacional), e tem como tema “Biblioteca – Espaço do Prazer e do Aprender”. O evento conta com mesas de debate, lançamentos de livros, encontros com escritores, apresentações artísticas, homenagens e uma grande diversidade de estandes de editoras e livrarias, apresentando lançamentos e títulos inéditos.

Participação da SEEDF

Além da aquisição de livros, a SEEDF também promoverá, durante a feira, encontro de formação para

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

educadores, mesa redonda de comunicação, visitação orientada de estudantes de diversas escolas, apresentações cênicas de estudantes da rede, entre outras programações. Haverá ainda o Espaço Cinema, em que serão apresentados curtas premiados, produzidos por estudantes da rede pública, em edições do Festival de Curtas da SEEDF. A programação completa pode ser conferida também no guia.

A visitação das escolas à 35ª FELIB será entre os dias 7 e 13 de junho. No total, 240 unidades escolares devem passar pela feira. As escolas seguirão um cronograma de visitação à feira, que consta no guia.