29/07/19 às 18h18 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Volta às aulas é marcada pelo acolhimento

Os 460 mil estudantes da rede pública retornaram nesta segunda-feira

João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

A segunda-feira (29/7) foi repleta de reencontros na rede pública do DF. As escolas retomaram as atividades para o segundo semestre letivo recebendo os estudantes de todas as idades. Para acolher os alunos, a Subsecretaria de Educação Básica (Subeb) da Secretaria de Educação do DF encaminhou para todas as unidades uma sugestão de programação para a primeira semana escolar.

O Jardim de Infância da 114 Sul foi uma das escolas que promoveu a programação especial no retorno das aulas, a começar pela recepção dos alunos. Os 154 estudantes de 4 e 5 anos foram recebidos pela diretora, Valéria Orrico, e por todos os professores da escola, que fizeram questão de saudar cada um dos pequenos com um abraço.

Após a chegada, as crianças de todas as turmas participaram de um momento no pátio. Primeiro, contaram o que fizeram e o que aprenderam durante o recesso. Depois, cantaram uma música e deram um abraço coletivo nos colegas e educadores. “As atividades envolvem carinho, abraços e sorrisos. É uma forma de começar o semestre com entrosamento entre alunos e com os professores e servidores. Dessa forma, o estudante se sente mais à vontade e tem maior envolvimento na escola”, destaca a professora Mariana Ferrari Machado.

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

As ações no jardim de infância seguem as orientações da Subeb para a semana do acolhimento nas escolas. “A aprendizagem não é apenas racional. Ela inclui componentes emocionais. Assim, indicamos atividades com intuito de reconectar o estudante com a escola e repactuar os compromissos de alunos e educadores da nossa rede, por meio de um contato mais humano”, ressalta o subsecretário de educação básica, Helber Vieira.

Segundo a programação sugerida, cada dia da semana terá um tema, incluindo afeto, empatia, respeito, gratidão e compromisso. A sugestão ainda inclui dinâmicas para desenvolver cada uma das qualidades, como rodas de conversas, correio do bem e textos motivadores para o reinício do período letivo.