Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
30/03/21 às 15h27 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

Prêmio Respostas para o Amanhã está com inscrições abertas

Estudantes do ensino médio de escolas públicas são desafiados pela iniciativa da Samsung a encontrar soluções com ciência e tecnologia para demandas reais

  

Da Redação – Ascom/SEEDF

 

 

 

A 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã está com inscrições abertas até o dia 30/6 e são gratuitas. A proposta busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do ensino médio de escolas públicas, orientados por professores que lecionam disciplinas das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.

 

As inscrições devem ser feitas pelos docentes, por meio do website ou aplicativo do prêmio, disponível para download.

 

img-responsivaINSCREVA-SE

 

Em 2021, os participantes serão estimulados a encontrar alternativas, por meio da aplicação prática de ciência e tecnologia, para resolver questões locais. A ação tem como uma das novidades um envolvimento ainda mais próximo dos concorrentes, por meio de workshops e mentorias virtuais, realizadas por voluntários da Samsung, tanto no período de inscrições quanto para os semifinalistas.

 

As equipes participantes devem ser constituídas de 3 a 5 integrantes. Cada um dos grupos precisa desenvolver um projeto que destaque o uso desses campos do conhecimento para diagnosticar demandas reais e apresentar respostas que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

 

“Como é o lugar onde você vive? Quem são as pessoas que compartilham esse espaço com você? Como tornar esse lugar melhor para viver e conviver? ” São alguns dos questionamentos utilizados pelo Prêmio Respostas para o Amanhã, como convite para ideias e ações que possam fazer diferença na vida das comunidades em que os estudantes residem e também no mundo.

 

Solve for Tomorrow – Construindo Respostas para o Amanhã é uma iniciativa global da área de Cidadania Corporativa da Samsung, que em 2021 ocorre em 35 países. Conhecida no Brasil como Prêmio Respostas para o Amanhã, as edições acontecem desde 2014.

 

Abordagem STEM

 

A premiação tem foco na abordagem STEM como inspiração para despertar o interesse dos estudantes pelas áreas do conhecimento exigidas na competição. A proposta é incentivar a busca dos jovens pelas carreiras científicas e tecnológicas.

 

A abordagem STEM – sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) – parte de um desafio ou problema que possibilita múltiplas soluções ou respostas. É uma abordagem em que as Ciências encontram apoio na Tecnologia, nos processos de Engenharia e na aplicação da Matemática para criar soluções inovadoras.

 

Etapas da premiação e prêmios

 

Os semifinalistas serão anunciados em agosto, e os finalistas, em outubro. Em novembro, será feita a divulgação dos vencedores que serão definidos por uma Comissão Avaliadora junto ao júri popular.

 

Estudantes, professores e escolas responsáveis pelos projetos serão contemplados com certificados e prêmios, conforme cada etapa de seleção. Para os projetos semifinalistas, o professor orientador e até um docente parceiro irá ganhar um notebook Samsung.

 

No caso dos projetos finalistas, ocorrerá a participação das dez equipes na II Mostra do Prêmio Respostas para o Amanhã e um notebook Samsung para cada estudante das 10 equipes finalistas.

 

Como prêmios para os projetos vencedores nacionais, os estudantes irão ganhar da Samsung, um smartphone, para o 1º lugar, um tablet para o 2º e um smartwatch para o 3º.

 

Participação do DF no Prêmio Respostas para o Amanhã

 

Estudantes Nathália Cabral e Odair Ferreira desenvolveram o projeto “Agrourbano plantando água”, quando cursavam o ensino médio no CED Agrourbano Ipê, em 2017. Foto Arquivo CED Agrourbano Ipê

 

Na edição de 2016, o Distrito Federal contou com dois projetos que ficaram entre os 25 vencedores regionais: ”Projeto Desenvolvimento de painéis de isolamento térmico para redução da temperatura na sala de aula, ” do Centro de Ensino Médio da Asa Norte e o “Projeto Sustentabilidade no processamento de alimentos com o uso do monjolo seriado, ” do Centro de Ensino Médio 111, do Recanto das Emas.

 

Em 2017, na 4ª edição do Prêmio, o Distrito Federal também marcou presença na competição e garantiu colocação entre os 25 projetos vencedores regionais. O grupo participante concorreu com a iniciativa “Agrourbano plantando água”, do Centro Educacional Agrourbano Ipê Riacho Fundo, localizado na cidade do Riacho Fundo II.

 

“A escola nos proporciona uma vivência muito bacana e fazer parte desse projeto foi uma honra. O CED Agrourbano Ipê tem como objetivo passar essa conscientização e o uso consciente da água. Fazer parte do desenvolvimento desse projeto foi maravilhoso, e o mais bacana, ainda sermos reconhecidos por isso, foi muito show”, relembra Nathália Cabral. Em 2017, a jovem estava no 2º ano, do ensino médio, na unidade educacional do Riacho Fundo II, e, atualmente, é estudante universitária do curso de Fisioterapia.

 

Cronograma para a edição brasileira de 2021 do Solve For Tomorrow

 

img-responsiva 23/3 a 30/6 ▏Inscrições, com workshops virtuais para auxiliar as equipes
img-responsiva 1/7 a 02/8 ▏Avaliação dos projetos que cumpriram os critérios de participação
img-responsiva 3/8 ▏Anúncio dos Semifinalistas
img-responsiva  9/8 a 30/9 ▏Mentorias aos semifinalistas
img-responsiva  8/10 ▏Anúncio dos finalistas
img-responsiva 13/10 a 12/11 ▏Mentorias aos finalistas
img-responsiva 11 a 17/11 ▏Votação para definir vencedores do Júri Popular
img-responsiva 17/11 ▏Avaliação da comissão para definir vencedores nacionais durante a II Mostra
img-responsiva 18/11 ▏Respostas para o Amanhã – Cerimônia de anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri Popular

 

Solve For Tomorrow no Brasil

 

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

 

A Coordenação geral do prêmio é do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

 

 

══Mais informações══════════════════════════════════
Solve for Tomorrow – Construindo Respostas para o Amanhãimg-responsiva

 

Governo do Distrito Federal