Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/04/18 às 14h55 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

Estudantes visitam embaixada da Sérvia

Crianças conhecem cultura da Sérvia, experimentam comidas típicas e vivem momentos de descontração


Foto: Vladimir Luz, Ascom/SEEDF

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

 

Estudantes do Centro Educacional Vargem Bonita, do Núcleo Bandeirante, ficaram com passaporte em mãos para receber o carimbo e logo entrar em território da República da Sérvia. Crianças do 5º ano ficaram animadas ao participar do programa Embaixadas de Portas Abertas.

 

Logo na entrada, os alunos foram recepcionados calorosamente pelo embaixador da República da Sérvia no Brasil, Veljko Lazic, e pela embaixatriz, Olga Lazic. “Sejam muito bem-vindos! Estamos muito felizes por receber vocês aqui. Estamos de portas abertas para mostrar um pouco do nosso país e cultura”, cumprimentou o diplomata.

 

“Estamos em território internacional, por isso os alunos receberam esse passaporte [simbólico] para marcar o momento. É muito gratificante fazer parte desse programa que traz muitas oportunidades de conhecimento aos estudantes. Queremos deixar esse legado”, destaca a colabora do governo de Brasília e primeira-dama, Márcia Rollemberg, idealizadora do projeto. Ela contou ainda que sonha em construir uma biblioteca dos países aqui no DF como um desdobramento do programa Embaixadas de Portas Abertas.

 

Os estudantes assistiram a um vídeo mostrando os principais pontos turísticos, traços da cultura e da comida do país. A sede diplomática da Sérvia em Brasília se transformou em uma verdadeira sala de aula. O embaixador e a embaixatriz contaram um pouco mais da história da Sérvia, que tem a capital (Belgadro) com mais de 7 mil anos de vida. As crianças também souberam sobre escritores, cientistas, frutas, relevo e esportes do país.

 

Após conhecerem o alfabeto sérvio, os estudantes arriscaram escrever algumas palavras dessa língua estrangeira. Os diplomatas fizeram até um quiz com perguntas sobre a Sérvia com as crianças.

 

“Eu gostei de tudo aqui na embaixada. Não consigo escolher um momento em especial. Eles foram tão simpáticos e legais com a gente”, conta a aluna Sarah Abrantes.

 

O acolhimento dos sérvios foi ponto forte na visita. “Essa oportunidade de conhecer a cultura de outro país é muito enriquecedora para nossos alunos. E todos nos acolherem de maneira tão simpática e agradável”, destaca a professora Dulce Coelho.

Confraternização e amizade

Os alunos também foram convidados a experimentar pratos típicos da Sérvia como a pita de queijo, kiflice, salada russa, torta de maçã e outras delícias.

 

O clima de descontração tomou conta da visita, tanto que o embaixador convidou as crianças para uma partida de queimada após o lanche.

 

“Minha filha conheceu a queimada aqui no Brasil e adora o esporte. Espero que os estudantes saiam daqui felizes. Nós gostamos muito da visita! Eu adoro o Brasil, que um país que nos acolheu imensamente”, afirma a embaixatriz Olga Lazic.

 

Em algumas semanas, os estudantes do CED Vargem Bonita receberão a visita dos diplomatas na escola e poderão estreitar ainda mais as relações e mostrar aspectos da cultura e história do Brasil.

 

Embaixada da Sérvia abre as portas para o CED Vargem Bonita

Governo do Distrito Federal