16/08/21 às 16h21 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

Secretaria recebe exposição de estudantes com altas habilidades e superdotação

Alunos das redes pública e privada do Distrito Federal revelam seus talentos pelas pinturas

Por Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

Equipe de Ceilândia mostra algumas obras dos estudantes expostas na “Altas Artes na Subin”. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

O trabalho artístico de estudantes com altas habilidades e superdotação das redes pública e privada do Distrito Federal está sendo divulgado na exposição “Altas Artes na Subin“. Ao todo, foram selecionadas 30 obras produzidas por alunos matriculados na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio, nos anos de 2021, 2020 e 2019.

As obras estão expostas no 5º andar do edifício sede da Secretaria de Educação do Distrito Federal, onde funciona a Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin). A Secretaria está localizada no Setor Bancário Norte, Edifício Phenícia. As pinturas podem ser conferidas por todos os servidores do local e também por visitantes.

Os trabalhos aqui são demais. Estou muito feliz de retomar essa ação de expor os quadros desses meninos. Eles são brilhantes! As obras são de alto nível e dá muito orgulho de ver o que estudantes e professores estão realizando nas escolas. Essa exposição cria uma identificação porque você tem oportunidade de ver a obra e ver também quem foi que produziu esse trabalho relevante”, frisa Vera Barros, subsecretária da Subin.

A exposição apresenta quadros de estudantes de Taguatinga e Ceilândia. As obras ficarão no local até outubro e a cada dois meses serão trocadas por outras de alunos das demais regiões administrativas do DF.

O professor Antônio Obá foi o curador das obras dos estudantes de Taguatinga. A sala de recursos do Centro de Altas Habilidades da região atende cerca de 137 pessoas. “Ajudamos nossos estudantes a desenvolverem seus talentos de acordo com a área de interesse de cada um. Dentro do que eles sabem e gostam podemos desenvolver novas técnicas, mostrar outras possibilidades da arte”, conta.

Os caminhos da história do professor Antônio se cruzaram com a rede pública desde a infância. Ele estudou em escola pública e descobriu muito da sua vocação artística justamente em uma sala de recurso. Anos depois, retornou à Secretaria de Educação como servidor, onde dá aulas de artes desde 2012.

Professor Antônio Obá com pintura de estudante de Taguatinga. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Arte integrada à vida

Em Ceilândia são atendidos 150 estudantes com altas habilidades e superdotação em projetos nas salas de recursos. Durante a pandemia, os professores da rede pública continuaram as atividades no ensino remoto.

Os docentes de Ceilândia trabalharam as aulas de arte junto com outras atividades integradas à vida dos estudantes. As ações incluíam filmes, rodas de conversa de forma on-line, encontros virtuais para conversar com as famílias dos alunos e muito diálogo com cada um deles. Esses momentos recebiam o acompanhamento de psicólogos da Secretaria de Educação.

Desenvolvemos nosso trabalho de acordo com a disponibilidade do aluno para manter esse vínculo mesmo sem o encontro físico. Nossa maior preocupação foi com o emocional dos estudantes. Sabemos que a questão psicológica equilibrada é fundamental para que o estudante com altas habilidades desenvolva suas habilidades. Foram momentos curativos de muita escuta e acolhimento” revela Cláudia Marciel, que integra a equipe de atendimento desse público em Ceilândia.

As aulas presenciais nas salas de recursos da rede pública do DF serão retomadas ainda este mês.

Vera Barros, subsecretária da Subin, apresenta obra da exposição. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Histórico de valorização

A Secretaria de Educação do DF completa 45 anos de atendimento especializado para estudantes com altas habilidades e superdotação. Além daqueles matriculados na rede pública, são atendidos 30% de alunos da rede particular com atividades no contraturno nas salas de recurso.

O mês de agosto marca duas datas especiais para a educação nessa área. O Dia Mundial da Superdotação é lembrado no dia 10, e o Dia do Profissional de Altas Habilidades e Superdotação, dia 20. A decisão de iniciar a exposição Altas Artes na Subin no corrente mês foi justamente para valorizar todos os envolvidos nesse mundo.

A Subin também está oferecendo formações para os profissionais que atuam com altas habilidades e superdotação. Há cursos on-line com capacitação para esse segmento uma vez por mês.