3/11/21 às 15h39 - Atualizado em 17/05/23 às 15h11

Todos juntos na escola

Rede pública de ensino encerra alternância de presença e busca rotina escolar com segurança sanitária

Thaís Rohrer | Ascom/SEEDF

Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, visitou escolas do Gama, na retomada das aulas 100% presenciais. O dia começou pelo Jardim de Infância 4, onde a alegria tomou conta da criançada. Foto: Mary Leal | Ascom/SEEDF

O grande dia de retorno 100% presencial das aulas na rede pública chegou. Nesta quarta-feira, 3, estudantes, professores, demais servidores e colaboradores retornaram ao ambiente escolar seguindo rigorosamente os protocolos de segurança, observando o conjunto de ações preventivas para a normalização das atividades de mais de 460 mil alunos. A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, visitou cinco escolas do Gama para recepcionar os alunos.

Os estudantes são o centro do nosso trabalho. É na escola que desenvolvemos valores como socialização, cidadania e aprendizagem para que o aluno seja realmente protagonista da sua história. A família e o estudante precisam da escola e do retorno à rotina, que está ocorrendo de forma segura“, destacou Hélvia Paranaguá.

Ela conversou com estudantes e professores das unidades que percorreu: Jardim de Infância 4, Centro Educacional 8, Centro de Ensino Fundamental 11, Escola Classe 18 e Escola Classe 3.

A pequena Eloísa Torres, que estuda no 2° ano do Jardim de Infância 4 do Gama, estava animada para voltar a frequentar as aulas presencialmente todos os dias. “A expectativa dela estava grande. Eu só tenho a agradecer à escola, que deu todo apoio na época do on-line, e, agora, no presencial, estão tomando todos os cuidados. Os professores também estão vacinados e isso me deixa mais tranquila“, disse Edcarla Torres, mãe de Eloísa.

Além dos protocolos sanitários, a Coordenação Regional de Ensino do Gama teve a visita especial do trio de mascotes Bela, Joquinha e Dente de Leão dando as boas-vindas aos estudantes dessa unidade. Os personagens lúdicos ajudaram a reforçar a importância da utilização dos protocolos sanitários de prevenção à covid-19.

Edcarla Torres, mãe da estudante Eloísa, gostou dos mascotes falando da importância dos protocolos contra à covid-19. Foto: Mary Leal | Ascom/SEEDF

As unidades escolares continuam a seguir as orientações de biossegurança, como medição de temperatura, uso obrigatório de máscaras, horários escalonados para entrada e saída dos alunos, escala para as refeições no ambiente escolar, atividades esportivas e recreativas realizadas ao ar livre ou em ambientes ventilados, entre outras medidas.

Nossos estudantes ficaram muito tempo dentro de casa e, agora, é o momento desse retorno pensado e seguro. A escola não desenvolve só a parte de aprendizado cognitivo, ela também se preocupa com os aspectos emocionais e sociais que precisam ser retomados mais de perto“, afirma Cássia Maria Marques, coordenadora da CRE do Gama.

Tecnologia, música e aprendizado

O Centro Educacional 8 possui projetos nas áreas de ciência e tecnologia para os estudantes. O local trabalha com o Ensino Médio em Tempo Integral e utiliza a oportunidade para oferecer aos alunos programas de acordo com o segmento de interesse do jovem.

Eu acabei me encantando com a área de exatas e robótica. Sempre temos alguma habilidade e aqui na escola eles estimulam a gente. Sinto que somos prioridade! Quando voltei presencial, a experiência foi maravilhosa e isso só tende a continuar“, destacou Guilherme Francisco, da 2ª série do ensino médio no CED 8.

O Centro de Ensino Fundamental 11 também tem programas no contraturno para os estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral, com ações voltadas para música, arte e literatura.

A secretária de Educação conferiu a apresentação da banda marcial da unidade durante a visita. “Queria agradecer ao CEF 11 por todos esses anos em que estive aqui. A escola me trouxe luz onde não via mais esperança“, conta Lévi Barreto, que estudou no local de 2016 até 2019. Ele começou a aprender trombone na unidade e hoje está na Escola de Música de Brasília.

Os projetos de música e arte da escola não têm o objetivo principal de formar músicos e artistas. A ideia é formar cidadãos e pessoas do bem“, frisou o professor Thiago Francis.

Os dons musicais dos estudantes também foram celebrados na visita a Escola Classe 18.  A secretária finalizou a manhã conhecendo os projetos da Escola Classe 3 do Gama.

Volta às aulas