28/01/22 às 12h39 - Atualizado em 26/01/23 às 12h00

Abertas as inscrições para Educador Social Voluntário

Prazo começa às 14h desta sexta-feira, 28, e vai até 31 de janeiro. São 2.667 vagas, para todas as regionais de ensino

Malcia Afonso | Ascom/SEEDF

As inscrições para o Programa Educador Social Voluntário (ESV) 2022 estão abertas das 14h desta sexta-feira, 28, e vão até 31 de janeiro. São 2.667 vagas para as 14 regionais de ensino. Os selecionados vão contribuir com a educação especial e com as escolas de educação em tempo integral que atendem a educação infantil e o ensino fundamental. Para isto, vão receber R$ 30,00 por dia de atuação como ressarcimento exclusivo para alimentação e transporte.

Podem participar pessoas maiores de 18 anos, com escolaridade a partir do ensino médio (cursando ou concluído), conforme previsto na Portaria 63/2022, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira, 28. A seleção será feita por comissões avaliadoras, por meio de análise de currículo, nas próprias unidades escolares contempladas.

A inscrição deve ser feita exclusivamente on-line, no site desta Secretaria.

No ato da inscrição, o interessado deverá optar por uma regional de ensino e no máximo duas unidades escolares, apenas para o período diurno.

Deverá, ainda, anexar os seguintes documentos:

identificação oficial com foto;

certidões negativas criminais da Justiça Federal e da Justiça Distrital, que podem ser obtidas pelos links sistemas.trf1.jus.br e cnc.tjdft.jus.br, respectivamente;

certidão negativa da Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do link www.tre-df.jus.br;

comprovante de residência;

comprovante de escolaridade;

comprovante de experiência, se for o caso.

Etapas do processo

28/01 às 14h às 23h59 do dia 31/01  Inscrições
01/02  Divulgação pela CRE da lista das Unidades Escolares e quantitativo de vagas por Unidade Escolar (Art. 11, Portaria 63, de 27/01/2022).
03/02  Disponibilização do módulo de avaliação a partir das 18h.
 04 a 08/02  Análise curricular- realização de acordo com o Anexo I, será feita nas unidades escolares, pela comissão avaliadora, até às 12h.
08/02  Divulgação do resultado parcial do processo seletivo, no mural da unidade escolar, após às 16h, e nos canais de comunicação on-line, utilizados pela comunidade escolar.
09/02  Recebimento da interposição de recursos, constante no Anexo II, pela unidade escolar, até às 17h.
10/02  Análise dos recursos.
11/02  Divulgação do resultado final do processo seletivo, após a análise dos recursos, nas UEs, com a lista de classificação dos candidatos, às 12h e divulgação nos canais de comunicação on-line.
11/02  Envio, até às 15h, de planilha com o resultado final para a CRE.
14/02 a 16/02  Assinatura do termo de adesão

Regional de Ensino  Nº de Vagas
Brazlândia 181
Ceilândia 481
Gama 172
Guará 92
Núcleo Bandeirante 144
Paranoá 127
Planaltina 204
Plano Piloto 412
Recanto das Emas 103
Samambaia 162
Santa Maria 117
São Sebastião 91
Sobradinho 155
Taguatinga 226
Total 2.667

Atividades

O tempo diário de voluntariado será de quatro horas. O ressarcimento será feito pela regional de ensino, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF).

Os selecionados vão prestar suporte à educação especial e às escolas de educação em tempo integral que atendem a educação infantil e o ensino fundamental, sob a supervisão de professores e/ou das equipes gestoras, a depender do atendimento prestado pela escola.

As atividades fazem parte do cotidiano da escola. No ensino especial, por exemplo, eles apoiam os estudantes no exercício das atividades diárias no que se refere à alimentação, locomoção e higienização.

img-responsiva Dúvidas ou solicitações de informações podem ser encaminhadas por meio do e-mail esv2022@edu.se.df.gov.br.

____MAIS INFORMAÇÕES____________________

Tutorial para inscrições pelo computador 💻

Tutorial para inscrições pelo celular 📱

Portaria nº 63, de 27 de janeiro de 2022