Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
7/12/22 às 11h02 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Aprendizagem com pets muda rotina de estudos de alunos no Paranoá

Projeto ensina os alunos do 4º ano da EC 05 a cuidarem dos animais de estimação

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Na Escola Classe 05 do Paranoá, os alunos da turma do 4º ano B aprendem a cuidar e ter responsabilidade com os animais de estimação junto aos ensinamentos de ciências, português, literatura infantil, matemática e artes. As crianças têm entre 9 e 13 anos e fazem parte do projeto “Eu e os Animais é o bicho! Um olhar sobre o nosso DF”, que tem mudado a rotina escolar dos estudantes.

 

Toda semana, os alunos produzem redações sobre o assunto com base em matérias de jornais, revistas e livros de literatura propostos pela professora. Nas sextas-feiras, a professora faz o sorteio da bolsa mágica, que contém livros literários sobre animais, uma pelúcia (mascote da turma) e uma guloseima. O aluno sorteado recebe a tarefa de ler os livros no fim de semana e produzir uma redação sobre as obras.

 

Já nas aulas de matemática, os pequenos aprendem educação financeira com foco nos gastos necessários com os pets, como a compra de remédios e vacinas e consultas periódicas no veterinário.

 

Em atividade desde março, o projeto colhe bons resultados desde então. Quem aprova a iniciativa é Gilsimar Silva Sampaio, 43 anos, pai do aluno Nathanael Soares, de 10 anos, que tem um cachorrinho, o Braddock. Gilsimar resolveu adotar o pet no começo deste ano e conta como a educação do filho melhorou após as atividades propostas em sala. “Percebemos em casa que ele se tornou mais responsável, não só em relação aos cuidados com o cachorro que adotamos, mas também nas demais atividades de casa”, conta Gilsimar. “Hoje ele é um filho mais dedicado e estudioso.”

 

Para Nathanael, o cachorrinho de estimação é o irmão caçula que ele não tinha. “Eu queria um irmão e ganhei o Braddock. Minha vida antes dele era sem graça, ficava muito tempo sozinho em casa. Agora, posso brincar e estou aprendendo a cuidar dele também”, explica Nathanael.

 

O aluno Nathanael Soares e o cachorrinho Braddok: “Minha vida antes dele era sem graça” | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

A EC 05 é a quarta escola que recebe o projeto criado pela professora Iara Vidal. A pedagoga conta que a iniciativa existe há pelo menos 10 anos e tem o intuito de buscar um olhar sobre os cuidados com pets, sua maior paixão. Além disso, ela explica a importância dessa relação na educação das crianças, que trabalha responsabilidades.

 

Além do carinho, a criança precisa saber que a criação de um animal de estimação exige paciência e responsabilidade, além de gastos. Sabendo disso, essa criança vai se tornar mais amável, mais paciente, responsável e carinhosa por defender a causa do meio ambiente e dos animais“, pondera a professora.

 

Atividades o ano inteiro

 

Entre as atividades realizadas pelo projeto, estão também visitas de veterinários e até do comando do Regimento de Polícia Montada (PMDF) do Riacho Fundo. Em agosto, os policiais levaram equinos para passar uma manhã com os estudantes e ensinaram sobre respeito aos animais de grande porte.

 

Segundo a professora, os próprios alunos tinham interesse em conhecer mais os animais de grande porte, já que observavam os cavalos dos carroceiros, que ficam próximos à escola.

 

“Os alunos questionavam sobre os cavalos vítimas de maus tratos, muitas vezes por parte da população. Outro fator que chamava atenção era o tamanho desses animais, por ser um animal de grande porte as crianças achavam que eles poderiam ser perigosos, quando na verdade são altamente inofensivos e amigos quando tratados com amor e carinho”, conta Iara.

 

A professora Iara Vidal, idealizadora do projeto, dá aula para alunos do 4º ano e mistura o tema aos ensinamentos de ciências, português, literatura, matemática e artes | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Em novembro, a turma recebeu a visita de um grupo de veterinários da região. Os profissionais levaram um cão da raça Golden Retriever e os alunos aprenderam sobre a importância das vacinas, remédios, alimentação e também sobre a profissão de veterinário.

 

Musical

 

Além disso, trabalhos alusivos aos animais também decoram a sala de aula da turma. De um lado, um mural com matérias jornalísticas sobre bichinhos e, ao fundo da sala, atividades pedagógicas com desenhos de gatinhos.

 

Dentre os trabalhos, um se destaca. Trata-se de um banner convidativo para a apresentação do musical Cats, um dos mais famosos da Broadway, nos Estados Unidos. Em novembro, uma releitura da obra transformou os estudantes em atores e toda a escola conferiu de perto como é a vida e comportamento dos felinos.

 

 

Governo do Distrito Federal