Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/12/22 às 12h08 - Atualizado em 25/01/24 às 14h01

Encceja 2022: saiba como fazer o pedido de certificação

Resultados do exame foram divulgados nesta quinta-feira (22)

Da Redação, Ascom/SEEDF

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (22) os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. Ao todo, mais de 547 mil participantes realizaram as provas, no intuito de obter os certificados do ensino fundamental e médio.

 

A participação no Encceja é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. Realizado pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar.

 

As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos, e, dessa forma, estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos.

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) utiliza os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.

 

Os pedidos de certificação poderão ser solicitados a partir de 27 de dezembro de 2022, diretamente na unidade escolar certificadora do Distrito Federal mais próxima à sua residência.

 

Veja aqui a lista    Unidades certificadoras   

 

Para pedir a certificação, o cidadão deve portar:

RG

CPF

Notas do Encceja.

 

Consulte aqui as notas    ENCCEJA   

img-responsiva Caso não consiga acesso, entre em contato pelo telefone 0800 61 61 61.

 

   Portaria n° 1.114/22   

 

 

 

Governo do Distrito Federal