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16/03/23 às 15h26 - Atualizado em 16/03/23 às 17h24

Secretaria de Educação apresenta cronograma de avaliações e exames

Documento detalha as provas que serão realizadas pelos alunos em 2023

Da Redação, Ascom/SEEDF

 

Documento foi produzido pela Suplav e disponibilizado para toda a rede pública de ensino do DF | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Coordenadores regionais de ensino e conselheiros da Educação se reuniram na última quarta-feira (15) para apresentação e distribuição do Catálogo Avaliações & Exames 2023 – Participar faz toda a diferença!, documento que apresenta um cronograma das provas que serão realizadas pelos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal em 2023. A reunião foi presidida pela Subsecretaria de Educação, Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav) e contou com a participação da secretária Hélvia Paranaguá.

 

No catálogo consta o cronograma e planejamento das avaliações destinadas ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Programa de Avaliação Seriada (PAS), entre outros.

 

Acesse aqui:   Catálogo de Avaliações e Exames 2023   

 

Além disso, foi apresentado também o cronograma da Avaliação Diagnóstica Inicial 2023, que, neste ano, acontece entre os dias 22 e 26 de maio, para todos os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal matriculados no 3° ao 9° ano do Ensino Fundamental e na 1° a 3° séries do Ensino Médio.

 

A avaliação tem como objetivo verificar o desempenho dos alunos nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática, em habilidades que são consideradas fundamentais para a continuidade dos estudos, e promover intervenções pedagógicas a partir do diagnóstico.

 

Todas as avaliações têm como propósito fornecer subsídios para a formulação e o monitoramento de políticas públicas educacionais com intuito de redirecionar as práticas pedagógicas. Já os exames criam oportunidades de conclusão de etapas da educação básica ou o ingresso de estudantes no ensino superior, podendo ter seus resultados usados também como indicadores educacionais.

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