27/04/23 às 16h28 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Alunos da rede pública de ensino recebem óculos de grau gratuitos

Cerca de 200 estudantes da Regional do Paranoá serão beneficiados com a entrega dos óculos ainda nesta semana

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

Alunos da Regional do Paranoá começaram a receber os óculos de grau | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

O sentimento de emoção marcou a entrega dos óculos de grau gratuitos para estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal nesta quinta-feira (27). As crianças do Paranoá e Itapoã começaram a receber os óculos, frutos de uma parceria da Secretaria de Educação do DF, o Instituto Desponta Brasil e o projeto Em um Piscar dos Olhos. A primeira entrega ocorreu na Escola Classe (EC) 01 do Itapoã, onde 21 crianças da escola foram beneficiadas após passarem pelo mutirão da visão realizado no início do mês.

Ao todo, cerca de 200 estudantes da Regional do Paranoá serão beneficiados com a entrega dos óculos ainda nesta semana. Eles fazem parte dos mais de 500 estudantes que já passaram pelo mutirão da visão inicialmente  para identificar os problemas mais comuns na visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, doenças com indicação para uso de óculos.

A estudante Natália Moura Pereira, de 9 anos, foi uma das beneficiadas e se emocionou ao receber as novas lentes. “Eu usava óculos, mas ainda sentia dificuldade para enxergar, então fiz o novo exame e agora estou muito feliz porque estou enxergando melhor”, conta. A menina estava acompanhada da avó, Ildenir Moura da Silva, 57 anos, que também se emocionou ao ver a neta realizada.

A aluna Natália e a avó Idelnir Moura se emocionaram com os novos óculos | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

O problema dela é sério, já passou por cirurgia e arcar com despesas de consulta e armação acaba saindo muito caro”, contou a avó. “Minha emoção maior é que ela ama ler e às vezes fica difícil devido o problema na visão, são graus altos em miopia e astigmatismo. Agora ela vai poder voltar a ler os gibis da Turma da Mônica que tanto gosta”.

Triagem

Entre os dias 20 a 31 de março, os alunos passaram pela triagem do projeto. Eles foram atendidos por meio da pré-avaliação ocular através do “Spot Vision Screener”, um equipamento portátil capaz de detectar problemas de visão em pacientes a partir dos seis meses de idade. O sistema analisa os dois olhos ao mesmo tempo a uma distância confortável de um metro entre o dispositivo e a pessoa avaliada. Sua tela sensível ao toque permite uma operação simplificada e fácil gerenciamento de dados do paciente.

Pelo menos 2.589 crianças das escolas do Paranoá e Itapoã fizeram essa primeira etapa do exame, que resultou em 577 alunos indicados com algum tipo de problema de visão. Os alunos identificados com problemas mais comuns na visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que são as doenças com indicação para uso de óculos, foram atendidos por equipe de consultores ópticos. Os profissionais ajudaram a criançada e responsáveis a escolherem a armação com as medidas necessárias para a produção dos óculos.

Esse projeto é espetacular, não poderia deixar de dizer isso. Nossas crianças vão poder enxergar a vida de forma significativa. Nós temos alunos cansados e desanimados nos estudos justamente por causa do problema de visão, que, na maioria das vezes, acabam desistindo da sala de aula por conta disso. Então, quero parabenizar a Secretaria por abraçar essa iniciativa e espero que possamos alcançar mais escolas públicas”, declara Ranieri, coordenador regional de ensino do Paranoá.

8 mil estudantes serão atendidos

A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação, o Instituto Desponta Brasil e o projeto Em um Piscar dos Olhos, pretende atender cerca de oito mil estudantes. Em 2021, pelo menos 17 unidades escolares do Recanto das Emas e mais de cinco mil crianças foram beneficiadas com exames e óculos de grau.

No próximo sábado (29), a partir das 8h, será a vez dos alunos das escolas de Planaltina participarem do mutirão da visão. São esperados mais de 378 estudantes que participaram da primeira fase da triagem através da pré-avaliação ocular através do “Spot Vision Screener”. O encontro será no auditório da Regional de Ensino da cidade e os alunos selecionados devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Alunos da rede pública recebem óculos de grau