Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/05/23 às 14h35 - Atualizado em 13/11/23 às 15h54

Biblioteca da Asa Sul promove encontro de leitura para bebês

Reuniões para comunidade local acontecem toda sexta-feira, às 10h, na 308 Sul

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Encontros reúnem pais e mães de bebês de 0 a 2 anos. | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

 

Senta que lá vem história boa. O grupo de professores atuantes na Biblioteca Escolar e Comunitária Professora Tatiana Eliza Nogueira, na 308 Sul, promove há pouco mais de um mês, um encontro dedicado à leitura para bebês. A iniciativa, batizada de Bebê que lê, atende os pequenos de 0 a 2 anos, todas às sextas-feiras, às 10h, na área verde localizada em frente à biblioteca.

 

Não é preciso fazer inscrição para participar do projeto, que é aberto à comunidade. O espaço é aconchegante e colorido com tapete e livros espalhados pelo chão e os bebês podem transitar à vontade durante as músicas, mediação de leitura e a contação de histórias narradas pela professora, escritora e idealizadora do projeto, Ana Neila Torquato. “A ideia é simples e consiste em aproximar os pais e seus filhos da leitura e, além disso, trazer a vizinhança para nosso espaço público e prazeroso de conhecimento“, explica.

 

Os encontros começam com a chegada dos pequenos curiosos vasculhando as páginas dos livros expostos. No centro da roda, um baú guarda a história do dia. Dele, a professora retira um pandeiro, fantoches, chocalhos, argolas e brinquedos utilizados para despertar o imaginário durante a leitura. Para a docente, o momento de descontração e leitura ajuda na interação, socialização dos pais com seus filhos.

 

Procuramos entender como os bebês aprendem e se relacionam com as obras literárias nos primeiros meses de vida e como os pais podem participar desse processo. Eles podem levar os livros para casa e consequentemente voltar ao hábito da leitura que fica perdido em meio às atividades cotidianas da vida“, conta a escritora e autora de onze livros infantis já publicados.

 

Pais de Sofia, 10 meses, Danilo Gustavo, 38 anos, e Thaís Imperatori, 36, levam a pequena todas as sextas-feiras à biblioteca e as visitas já se tornaram rotina da família. “A ideia do projeto é bacana, nós já tínhamos o hábito de ler pra ela e até assinamos um clube de leitura, mas aqui vimos que, além da leitura, ela vai poder se socializar mais com outros bebês”, conta o servidor público.

 

Pais de Sofia, 10 meses, Danilo e Thaís levam a pequena todas as sextas-feiras à biblioteca e as visitas já se tornaram rotina da família. Para eles, o projeto é o momento ideal para interação da filha com os outros bebês | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

 

Bebê que lê é o projeto mais recente realizado na biblioteca. O espaço também oferece à comunidade mais de 10 atividades voltadas à família. “Nossa biblioteca está sempre em movimento com atividades diversas. Temos o “Férias na Biblioteca”, em janeiro e fevereiro, com atividades colaborativas para crianças; “Hora do Canto”, projeto de mediação de leitura e contação de histórias para as alunos de escolas públicas e comunidade; “Semana Monteiro Lobato”, momento em que a biblioteca abre as portas para estudantes da Educação Infantil e Fundamental aprenderem sobre os mais variados contos do autor de “O Sítio do Pica-Pau Amarelo” e, muitos outros projetos bacanas que podem envolver crianças, adolescentes e a família“, explica a articuladora e professora da SEEDF, Dione Gregory Mee.

 

Patrimônio local

 

Projetada pelo arquiteto Lúcio Costa, a Biblioteca Escolar e Comunitária Professora Tatiana Eliza Nogueira foi criada em 1969 e fica na quadra modelo de Brasília.

 

O espaço, que atualmente funciona de segunda a quinta, das 8h às 22h e às sextas, das 8h às 18h, contém um acervo literário com mais de 7 mil obras literárias de gêneros distintos para todas as idades. O espaço conta ainda com um projeto de paisagismo interno criado pelo arquiteto paisagista Roberto Burle Marx. Qualquer pessoa da comunidade pode pegar um livro emprestado.

 

A biblioteca funciona sob a supervisão de um grupo de professores da Secretaria de Educação, responsáveis pela catalogação dos livros e atendimento à comunidade, com contação de histórias e demais atividades pedagógicas.

 

O nome da biblioteca é uma homenagem à bibliotecária e professora da rede pública do Distrito Federal, Tatiana Eliza Nogueira, que trabalhou no espaço por mais de 20 anos e faleceu em 2015. O espaço recebe todos os dias visitantes e estudantes que utilizam o local para estudar e pegar livros emprestados.

 

Conheça mais atividades realizadas na biblioteca

 

Férias na Biblioteca (janeiro e fevereiro);
Hora do Conto (todo ano letivo);
Semana Monteiro Lobato (abril);
Piqueteca, piquenique com leitura (maio);
Café literário (2 de junho, às 19h);
Sarau para terceira idade (6 de outubro);
Musicaldos (1º de dezembro).

 

Governo do Distrito Federal