Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
11/06/19 às 18h15 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Campanha “Amor sem violência – quem namora, cuida”

João Gabriel amador, ascom/SEEDF

 

Objetivo é sensibilizar alunos do ensino médio a discutirem relacionamentos abusivos

 

Relacionamentos abusivos fazem parte da realidade de muitos jovens, que já sofreram ou praticaram algum tipo de violência física ou emocional em um relacionamento. O número de agressões – das mais variadas – às mulheres do DF, juntamente com o observado no dia a dia das escolas públicas é uma das motivações para a realização da campanha “Amor sem violência”, que prevê iniciativas voltadas para os 80 mil alunos do ensino médio, em unidades de ensino da Rede Distrital de Educação.

 

A ação, que será lançada nesta quarta-feira (12/6), valendo-se da data em que se comemora o Dia dos Namorados no Brasil, é uma parceria entre as secretarias de Educação, da Mulher, da Juventude e o Instituto Avon.

 

A campanha pretende envolver toda a comunidade escolar e busca, principalmente, sensibilizar e mobilizar os jovens a discutirem sobre relacionamentos abusivos; diminuir a aceitação de atitudes de legitimação dos diversos tipos de violência e; identificar estereótipos de gênero, mitos e comportamentos de risco presentes nas mídias, alertando para sua influência na construção de concepções envolvendo as relações afetivas.

 

A metodologia é baseada em momentos de reflexão, conscientização e sensibilização para que os jovens possam expor suas experiências e suas opiniões, além de apresentarem propostas para mudanças comportamentais. As atividades envolvem uma série de propostas, como rodas de conversa, palestras educativas, dinâmicas de grupo, veiculação de vídeos de conscientização e sensibilização; questionários de pesquisa sobre o tema e concurso de redação.

 

Participam do lançamento os secretários de Educação, Rafael Parente; da Mulher, Ericka Filippelli; da Juventude, Leonardo Bijus; e a coordenadora da área de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres e Meninas do Instituto Avon, Mafoane Odara.

______
Serviço:
Lançamento da campanha “Amor sem Violência – quem namora, cuida”
Local: Centro Educacional II do Riacho 01 – QN 07, àrea Especial 1/2
Data/hora: 12 de junho, 15h

 

Veja o Guia de Bolso para os Relacionamentos Saudáveis

 

Governo do Distrito Federal