24/05/19 às 15h51 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Caravana conhece os desafios do Recanto

Guilherme Marinho, Ascom/SEEDF

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A Caravana da Educação visita escolas do Recanto das Emas nesta sexta-feira (24/5). O projeto, implementado este ano, busca aproximar o corpo diretivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com as unidades de ensino da rede pública. Esta é a sétima Coordenação Regional de Ensino a receber a comitiva.

O secretário de Educação, Rafael Parente, ressaltou a relevância de conferir de perto o trabalho das escolas. “É importante conhecer a ponta, o trabalho e os problemas. Vemos as coisas boas e o que precisa melhorar. É muito bom ter esse choque de realidade, entender o que é a rede de educação do DF e qual é o nosso papel, além de colher sugestões”, afirmou.

Rotina

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A primeira parada da Secretaria Itinerante foi a Escola Classe (EC) 401. A unidade possui 931 estudantes, desde a educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental, na qual 100 crianças são atendidas em tempo integral. A estrutura, inaugurada em 2014, conta com laboratório de informática, biblioteca, quadra esportiva, sala multiuso com equipamento de áudio e vídeo, espaço de contação de histórias e, em breve, uma horta.

A diretora da EC 401, Ingrid Cinthia Candido da Silva, é professora da SEEDF há 15 anos. Ela contou que nunca tinha visto um projeto como este. “O bom é que não saímos da nossa rotina, as aulas acontecem normalmente enquanto recebemos a visita e assim temos a oportunidade de mostrar a nossa realidade. Acredito ser bem positivo”, analisou a educadora.

Daniel Barbosa é aluno do 5º ano do ensino fundamental. Aos 10 anos, ele já sabe qual profissão quer seguir. Sem timidez, dispara: “policial”. O estudante revelou que ficou impressionado com a presença do secretário de Educação. “Nunca tinha visto ele. Achei bem legal!”, comemorou.

Surpresa

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 602 recebeu a segunda visita do dia. Sem saber que a escola estava no roteiro do caravana, a diretora da unidade, Silvany Carlos dos Santos, ficou entusiasmada com a surpresa. “Meu coração ficou acelerado”, brincou a professora que trabalha há 20 anos na rede pública de educação do DF. “É bem bacana para ver a realidade da escola. A gente se sente valorizado”, afirmou.

O CEF 602 foi inaugurado em 2005 e atende estudantes em todos os anos do ensino fundamental. Atualmente, a escola possui 917 alunos. Desses, 130 frequentam o ensino integral. Ana Paula Mesquita, 12 anos, disse o que mais gosta no espaço. “A escola é muito boa. O lanche é gostoso e saudável. Os professores e a diretora são muito legais”, garantiu a aluna do 6º ano.

A Caravana da Educação desta sexta passa ainda por mais seis escolas da região: CEM 804, CEF 801, CEF 106, CEM 111, CEF 306 e CEI 304. Ao final, a comitiva se reúne com a Coordenação Regional de Ensino para fazer um balanço dos locais visitados. A Secretaria Itinerante já visitou unidades de Samambaia, Ceilândia, Planaltina, Taguatinga, Gama e Santa Maria.