Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
3/02/21 às 11h54 - Atualizado em 17/05/23 às 18h13

Cidadania e Democracia desde a Escola abre inscrições

Professores podem se cadastrar até 16 de fevereiro. O curso será on-line, com duração de seis semanas e gratuito

 

Da Redação – Ascom/SEEDF

 

img-responsiva

 

Estão abertas as inscrições para o Projeto Cidadania e Democracia desde a Escola. Com o objetivo de contribuir para a construção da cidadania democrática, professores de todo o Brasil – das redes pública e privada – podem realizar inscrição até o dia 16 de fevereiro, por meio de formulário eletrônico disponível aqui.

 

A proposta do curso é levar aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos e também da Socieducação, debates sobre o respeito ao outro, diversidade, democracia, direitos humanos, cidadania participativa e solidariedade.

 

Os professores poderão adequar a proposta desenvolvida durante o curso à realidade da instituição educacional em que trabalham e também da comunidade escolar.

 

O projeto é uma parceria entre o Instituto Auschwitz para a Paz e Reconciliação, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (MPF) e a Secretaria Nacional de Proteção Global (MMFDH),

 

Curso de formação e seleção

 

O curso de formação será on-line, por meio da plataforma Moodle, com duração de 30h, podendo ser distribuídas em seis semanas, dos dias 22 de fevereiro a 2 de abril. A previsão é que ocorram, no máximo, 6h de trabalho por semana, organizadas em cinco módulos, e de forma livre pelos participantes. O curso é gratuito.

 

Ao todo, serão ofertadas 60 vagas, sendo em três turmas, com até 20 participantes cada. O resultado dos contemplados será divulgado no dia 19 de fevereiro.

 

Os critérios de seleção incluem a motivação e o interesse do professor em participar da formação e ainda implementar o projeto, além da pluralidade de contexto socioeconômicos e geográficos dentro dos quais as escolas estão inseridas.

 

Como funciona?

 

Os selecionados irão participar do curso on-line, acompanhados por tutores, os quais estarão disponíveis para dúvidas durante toda a formação.

 

O conteúdo disponibilizado virtualmente abordará os princípios metodológicos e temas referentes ao projeto, incluindo também indicação de leituras e mídias para aprofundamento.

 

O participante deverá concluir as atividades propostas de maneira individual, de acordo com sua disponibilidade e possibilidades, dentro do período previsto para o projeto.

 

Ao final do curso, os participantes que realizarem todas as atividades receberão um certificado emitido pelo Instituto Auschwitz e farão parte da rede de professores parceiros.

 

■□■□■□■□■□■□■

Serviço:

Inscrições para o projeto Cidadania e Democracia desde a Escola

Data: até 16 de fevereiro de 2021

Local: exclusivamente pelo link forms.gle/g3beGwBqZVSxSLFQ9

Total de vagas: 60

Divulgação do resultado: 19 de fevereiro de 2021

Data da formação: 22 de fevereiro a 2 de abril

Contato: education.program@auschwitzinstitute.org

 

Governo do Distrito Federal