Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
19/12/19 às 18h27 - Atualizado em 6/10/22 às 18h54

Contagem regressiva para o fim do ano letivo

Avaliação final é aplicada nesta sexta e o recesso escolar tem início no dia 21

 

Aldenora Moraes, Ascom/SEEDF

 

EC 17 de Taguatinga recebe os pais dos estudantes para a entrega dos relatórios e resultados finais. Foto: Aldenora Moraes, Ascom/SEEDF

 

As escolas da rede pública já respiram férias. Começou a contagem regressiva para o fim do ano letivo. Sexta, fim. Uma ou outra escola ainda vai usar este último dia para fazer conselhos de classe ou aplicar avaliações, mas de um modo geral é “partiu, férias” e a alegria de ver os estudantes seguindo em frente, a maior das recompensas proporcionadas pelo ano dedicado à docência.

 

O momento é bem traduzido pelo professor de Física Luiz Oliveira: “Nossa vida é uma correria: planejamento de aula, provas, diários e no final vem a recompensa. Os alunos são aprovados, vem a formatura, seguem novos caminhos e você reconhece que fez parte da história deles e eles da sua. Gosto da ideia de fim de ano porque há um término, mas em seguida um recomeço”.

 

No Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab), que atende 2,4 mil estudantes, os professores realizam nesta sexta a avaliação final e o último conselho de classe. Apesar disso, a professora de Geografia Flávia Denofre já vive o clima pré-férias: “Descansar a mente e recarregar as energias é imprescindível para iniciarmos bem dispostos o próximo ano”.

 

Descansar é preciso, de acordo com a psicólogo Angelo Faleiro: “A rotina dos professores é estressante. Fazer atividades físicas, ter momentos de lazer e aproveitar os períodos de recesso e férias de modo efetivo, garante ao profissional qualidade de vida e motivação para exercer a profissão”.

 

A SEEDF tem investido em uma política de valorização, bem-estar e qualidade de vida no trabalho para os servidores. Uma das iniciativas é o projeto Ser Vir, que oferta oficinas de esporte, lazer, música, artesanato e línguas para os profissionais da educação.

 

Contagem regressiva

 

 

Professores finalizam os trabalhos no Cemab. Foto: Aldenora Moraes, Ascom/SEEDF

 

O destino das férias da coordenadora pedagógica Luciana Moreira, do CEF 15 de Taguatinga, é encontrar a família em Patos de Minas. “Nasci em Minas e todos os anos, retorno. Não vejo a hora de viajar”, comemora a professora. Na sala dos professores da unidade escolar, que atende 906 estudantes, um mural tem sido responsável por mostrar a contagem regressiva para as férias.

 

Os professores retornam às escolas no dia 3 de fevereiro e realizam o planejamento pedagógico e a escolha de turmas. O ano letivo tem início no dia 10 de fevereiro.

Governo do Distrito Federal