Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
23/05/18 às 18h02 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

Educação sobre o  trânsito desde a infância

João Gabriel Amador, Ascom|SEEDF

 

O maio amarelo já se tornou um conhecido entre os brasileiros. O mês é dedicado a ações diversas sobre a conscientização no trânsito e as crianças não ficam de fora. Em parceria com a Secretaria de Educação, o programa Detran das Escolas leva conhecimento sobre o tema para os estudantes, sem deixar de lado a diversão.

Luis Tavares, Ascom|SEEDF

Criado em 2015, o programa é intensificado durante este mês, quando em média seis escolas são visitadas diariamente por agentes do Detran. Uma das participantes nesta quarta-feira (23) foi o Centro de Ensino Infantil 05 de Taguatinga.

 

As cerca de 240 crianças da escola puderam aprender mais sobre temas variados, como uso da faixa de pedestres, segurança nas ciclovias, placas de trânsito por meio de jogos e brincadeiras. “Usamos o lúdico para passar as informações. Desta forma, cria-se essa consciência cidadã desde cedo e as crianças ainda levam os ensinamentos para casa”, explica a instrutora Giulia Salles, do Detran.

 

A professora Viviane Barros reitera a importância do tema entre as crianças. “Apesar de serem pequenos, os estudantes já contam com a vivência no trânsito. É importante saberem como funciona a sinalização, como atravessar uma rua com segurança, usar o cinto de segurança entre outros aprendizados que eles usam no dia-a-dia”, enumera a educadora.

 

Além dos conhecimentos práticos, a professora ainda destaca a capacidade de usar o tema em sala de aula. “Por meio dos jogos desenvolvemos capacidades sociais, como esperar a vez do colega, noções de espaço, cores e a psicomotricidade das crianças. Sem contar que as brincadeiras são uma forma de atrair o interesse e fixar os conhecimentos”, aponta Viviane.

 

Os gestores que se interessarem pela visita do Detran nas Escolas podem conhecer melhor o projeto no site do órgão, que também promove cursos de capacitação para professores do ensino básico.

 

Detran nas Escolas

 

Governo do Distrito Federal