30/09/23 às 13h28 - Atualizado em 8/11/23 às 17h41

Espaço Saúde do Estudante é reinaugurado

Local oferecerá atendimentos de psicologia e consultas oftalmológicas

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

O Espaço Saúde do Estudante está localizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (CESAS) | Fotos: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Gerência de Saúde do Estudante, reinaugurou, nesta sexta-feira (29), um importante espaço para auxiliar no acolhimento e bem-estar dos estudantes da rede pública de ensino do DF. Localizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (CESAS), o Espaço Saúde do Estudante oferece atendimento psicossocial em psicologia, saúde preventiva e consulta oftalmológica. O serviço é destinado aos estudantes da educação básica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, esteve presente na cerimônia. de reabertura do espaço. “Hoje concretizamos o resultado de um trabalho de extrema importância para os estudantes feito a tantas mãos e parcerias. Quero agradecer a cada um dos envolvidos nesse processo, aos professores e, em especial, os profissionais psicólogos e da oftalmologia, que prestam esse cuidado com os nossos alunos”, disse.

O Espaço Saúde do Estudante é coordenado pela Gerência de Saúde do Estudante (GEASE) da SEEDF. “Os serviços de atendimento à saúde ao estudante eram realizados em espaço improvisado na Asa Norte. Agora com a reinauguração deste novo espaço, no Cesas, vamos poder acolher melhor os estudantes, pois o lugar é maior e mais adequado”, conta Larisse Cavalcante, gerente de atenção e apoio à saúde do estudante da SEEDF.

No espaço, o aluno da rede pública vai poder contar com serviço de consultas oftalmológicas com acompanhamento e entrega de óculos; atendimento psicológico; saúde preventiva com atenção especial à gravidez na adolescência e prevenção de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e prevenção às drogas e à violência no ambiente escolar e familiar.

São realizadas ainda palestras e oficinas para capacitar os profissionais da educação para que estes auxiliem, por exemplo, na identificação de uma necessidade do encaminhamento oftalmológico. São promovidos o curso de prevenção de acidentes e primeiros socorros; palestras e oficinas para equipes que atendem alunos com alguma deficiência relacionada à locomoção e deglutição; oficinas de TAV (teste de acuidade visual); e outros programas focados na saúde mental dos estudantes.

O cadastro para participar das atividades e serviços oferecidos pelo Espaço Saúde do Estudante deve ser feito pelos professores diretamente nas Unidades de Infraestrutura e Apoio de suas respectivas regionais de ensino. Já os responsáveis dos estudantes interessados no atendimento precisam procurar a direção da escola para solicitar o serviço ou atendimento desejado.