23/06/23 às 19h07 - Atualizado em 23/06/23 às 19h08

Estudantes da EJA assistem clássico da literatura no teatro

Os estudantes prestigiaram uma releitura do Grande Sertão Veredas

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF*

O mês de junho tem sido muito especial para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública de ensino do Distrito Federal. Eles estão tendo oportunidade de ir ao teatro para prestigiar uma releitura do clássico da literatura brasileira Grande Sertão Veredas, obra de Guimarães Rosa. Participaram do espetáculo estudantes do Ensino Médio e da EJA do CEF 213, CEF 316 e CEF 404 de Santa Maria; Escola Myriam Ervilha, do Recanto Das Emas; CED 07 do Gama.

O espetáculo Grande Sertão Veredas – Uma Kizomba Periférica, do diretor da Semente Cia de Teatro, Valdeci Moreira, tem como foco a ancestralidade da cultura afro. A peça é uma oportunidade para os estudantes aprenderem de maneira interdisciplinar e transversal disciplinas como Língua Portuguesa, História e Arte.

O sertão é o terreiro, e as personagens marginais do romance adquirem protagonismo inédito, em uma proposta que incorpora elementos da estética africana, como a música e a religião”, explica Valdeci.

A peça é uma releitura do clássico da literatura brasileira Grande Sertão Veredas | Foto: Divulgação/Luiz Alves

A peça está em cartaz no Espaço Semente, ao lado da Rodoviária do Gama. A última apresentação será neste sábado (24), às 20h. O espetáculo é gratuito e realizado pela Semente Cia de Teatro. Os ingressos são distribuídos no local, com uma hora de antecedência do início da apresentação.

Inscrições na EJA

O novo período de inscrições para a Educação de Jovens e Adultos começa na próxima terça-feira, em 27 de junho. O início das aulas está programado para 31 de julho. As inscrições podem ser feitas no site da Secretaria de Educação do Distrito Federal em link que é divulgado no período de matrículas ou pela Central de Telematrícula 156.

Caso o interessado perca o período de inscrição para novas matrículas, pode procurar diretamente a escola mais próxima da residência ou do local de trabalho, em qualquer época do ano, para realizar a matrícula. As 14 Coordenações Regionais de Ensino do DF oferecem todos os segmentos da EJA. É preciso levar os seguintes documentos:

Carteira de identidade

CPF

Comprovante de endereço

Histórico escolar (se possuir)

EJA no Distrito Federal

A Educação de Jovens e Adultos no Distrito Federal é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade regular ou que desejam retomar os estudos em uma fase mais avançada da vida.

No Distrito Federal, a Secretaria de Estado de Educação (SEEDF) é responsável pela organização e coordenação da EJA. Ela estabelece as diretrizes curriculares, realiza a matrícula dos estudantes e acompanha o desenvolvimento das turmas. Além disso, a SEEDF oferece apoio pedagógico aos professores e investe em programas e projetos que visam melhorar a qualidade da educação oferecida na EJA.

*Com informações da Agência Brasília