27/11/23 às 9h39 - Atualizado em 27/11/23 às 17h08

Estudantes do DF embarcam para disputar etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

As disputas acontecem entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, em São Paulo

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

Delegação do Distrito Federal embarcou para São Paulo no início da manhã desta segunda (27) | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Nesta segunda-feira (27), 101 integrantes da delegação do Distrito Federal iniciaram a jornada rumo à etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo. As competições, que ocorrerão de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, contarão com a participação de estudantes paralímpicos em nove modalidades esportivas, como atletismo, natação, bocha e tênis de mesa, entre outras. Esses talentosos jovens garantiram suas vagas durante a fase regional realizada nos meses de agosto e setembro na capital federal.

O chefe de delegação do DF, Wanderson Araujo, ressalta a importância desta oportunidade, destacando que as Paralimpíadas Escolares transcendem a competição esportiva. Para ele, é uma chance de superação e inclusão, proporcionando aos estudantes uma experiência que vai além das medalhas, revelando suas habilidades, força e dedicação que ultrapassam barreiras físicas.

O profissional enfatiza o papel fundamental do esporte na formação dos jovens, promovendo valores como trabalho em equipe, resiliência e respeito mútuo. “Estamos orgulhosos de enviar representantes do Distrito Federal para essa grande oportunidade do esporte inclusivo”, destaca Wanderson.

Durante o evento nacional, os atletas do DF competirão em diversas modalidades, exibindo as habilidades e dedicação que os destacaram na seletiva regional. Os estudantes competirão em nove modalidade esportivas: atletismo; goalball; futebol PC; judô; natação; parabadminton, tênis de mesa; tênis em cadeira de rodas e bocha.

Entre eles, Adryan Eduardo dos Santos, atleta de natação da Escola Classe 303 de São Sebastião, compartilha sua alegria ao representar sua escola e o DF, enaltecendo a importância da competição para sua trajetória como atleta. “Competir nas Paralimpíadas Escolares é uma oportunidade muito legal, porque vou representar minha escola e o DF, e também conhecer atletas de outros lugares. Isso fortalece minha trajetória como atleta de natação”, declarou.

Adryan Eduardo dos Santos, atleta de natação da Escola Classe 303 de São Sebastião, é um dos representantes da equipe de Brasília | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Regional

A fase regional em Brasília foi marcada por momentos emocionantes, culminando na classificação dos estudantes para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares. Na etapa regional da competição, que aconteceu em Brasília, em agosto e setembro, o Distrito Federal conquistou 82 medalhas nas três modalidades disputadas no torneio (natação, bocha e atletismo).

Mais do que uma competição esportiva, as Paralimpíadas Escolares são um impulso para o desenvolvimento pessoal e a quebra de estigmas associados à deficiência. Representando suas escolas e o Distrito Federal, esses atletas desafiam percepções e inspiram uma mudança positiva na sociedade em relação à inclusão e igualdade.

Embarque da delegação do DF para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023