Governo do Distrito Federal
7/08/23 às 10h05 - Atualizado em 7/08/23 às 10h41

Inscrições do Programa Jovens Embaixadores estão abertas até 13/8

Alunos de escolas públicas podem se inscrever para intercâmbio nos EUA

Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

 

programa Jovens Embaixadores (JE) é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes do ensino médio da rede pública do Brasil que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

 

Os estudantes brasileiros vão aos EUA para conhecer a realidade norte-americana e ter uma experiência multicultural | Fotos: Divulgação/Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil

 

As inscrições estão abertas até o dia 13 de agosto e o programa selecionará alunos de escolas públicas para o intercâmbio entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024. Promovido pela embaixada e por consulados dos Estados Unidos no Brasil e com parceria da Secretaria de Educação, o JE é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é implementado pela associação Grupo Mais Unidos.

 

O intercâmbio é feito no período de inverno norte-americano e não interfere no calendário escolar do Brasil

De acordo com a coordenadora do projeto na Secretaria de Educação (SEEDF), Helena Duarte, o intercâmbio é feito no período de inverno norte-americano e não interfere no calendário escolar do Brasil, visto que os alunos retornam a tempo do início do ano letivo.

 

“Os pais podem ficar tranquilos. É tudo bem-controlado e organizado. Os estudantes vão para conhecer a realidade norte-americana e ter essa vivência multicultural, que é enriquecedora para o jovem”, observou.

 

Pré-requisitos

 

O público-alvo do projeto são jovens com espírito empreendedor que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social.

 

Arte: Agência Brasília

 

“O programa não procura apenas jovens com excelência acadêmica, mas jovens com visão de futuro e melhorias na sociedade em que ele vive”, ressaltou a coordenadora do projeto.

 

O Jovens Embaixadores cobre os custos das passagens aéreas domésticas e internacionais de ida e volta aos Estados Unidos; a orientação pré-partida no Brasil; hospedagem e alimentação no Brasil e nos EUA durante a implementação do programa; custos referentes à solicitação de visto de entrada nos EUA; implementação e coordenação do programa nos dois países; e seguro saúde com cobertura durante o período do intercâmbio; além dos deslocamentos terrestres relacionados ao programa.

 

Responsabilidades

 

Entre as responsabilidades financeiras das pessoas selecionadas a participar do programa estão eventuais despesas relativas ao deslocamento para a realização das avaliações escrita e oral, em formato virtual, durante o processo seletivo.

 

Também são de responsabilidade dos selecionados os custos relacionados à solicitação de emissão do passaporte brasileiro e eventuais despesas pessoais durante a viagem, como compras, telefonemas e excesso de bagagem.

 

A primeira etapa do programa está em andamento, no qual é realizado o pré-cadastro até 13 de agosto. Na segunda etapa, que vai até 20 de agosto, os aprovados concluem o preenchimento do formulário de inscrição online com o envio de todos os documentos comprobatórios dos pré-requisitos.

 

Em seguida é feita a análise da documentação, até dia 6 de setembro, por Instituições Parceiras (IPs). No dia 22 é realizada uma avaliação escrita online, das 14h às 16h, no horário de Brasília. Até 11 de outubro é feita a revisão dessa avaliação e a indicação de até duas pessoas aprovadas pelas IPs.

 

Na sexta etapa, uma avaliação dos perfis das pessoas indicadas é realizada, seguida de uma seleção para entrevista oral, aplicada pelo Comitê de Seleção da Embaixada e Consulados dos EUA nos dias 26 e 27 de outubro.

 

A seleção nacional é no dia 30 de outubro, quando os semifinalistas serão escolhidos e anunciados até o dia 3 de novembro. Em seguida é dado um prazo para emissão do passaporte e documentação para viagem aos EUA, marcada para o dia 19 de janeiro de 2024.

 

O intercâmbio será entre 20 de janeiro e 3 de fevereiro. Clique aqui para visualizar o cronograma completo.

 

Governo do Distrito Federal