27/10/23 às 14h58 - Atualizado em 31/10/23 às 12h48

Programa Ginástica nas Quadras da SEEDF é homenageado

Programa oferece saúde, bem como saúde mental e sociabilidade ao público

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

Solenidade no plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, homenageou o programa, criado na década de 80. | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Educação do Distrito Federal recebeu, nesta sexta-feira (27), uma homenagem pelo programa Ginástica nas Quadras. A solenidade ocorreu no plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados e contou com a participação de cerca de 600 pessoas.

Na ocasião, estavam representantes da Secretaria de Educação, profissionais ligados ao programa, parlamentares federais e distritais, além do público integrante do programa, que saiu de todas as regionais de ensino prestigiar o momento.

A solenidade foi presidida pelo deputado Reginaldo Veras, que é professor. Ele falou em nome do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e destacou a diversidade de serviços ofertados no programa e a sua amplitude, pois integra todas as regiões do Distrito Federal. “É um programa para ser expandido para outros Estados da federação”.

O secretário executivo da Educação, Isaías Aparecido falou da trajetória do programa e as expectativas de crescimento: “A nossa missão é ampliar e melhorar o Programa Ginástica nas Quadras. Ter mais profissionais envolvidos, cuidando do nosso público, que a cada ano, só aumenta. Esse programa se consolida como uma política de prevenção a doenças. Assim, investir em educação, é investir em saúde da nossa comunidade”.

Participante do Ginástica nas Quadras na CRE de Taguatinga há cinco anos, Cléa dos Santos, 62, destacou que o programa significa tudo em sua vida. “Eu tenho toda assistência nas atividades, a equipe é muito qualificada, se tem um dia que a gente chega triste ou diferente, o professor já pergunta o que foi. Ou seja, nós temos atenção real dos nossos problemas. Além da parte física, nós também temos a parte emocional e social, porque no programa é um lugar de fazer amigos, ser amigo e de ter muita sociabilidade e isso é tudo o que precisamos”, completou.

Durante o evento, foi destacado o investimento por meio de emenda parlamentar de cerca de R$ 250 mil para o programa. O evento foi finalizado com uma breve atividade física, comandada por professores de educação da SEEDF, que colocou todo o público de pé para se exercitar.

Cléa dos Santos, 62, participa do Ginástica nas Quadras na CRE de Taguatinga há cinco anos. “Ele significa tudo na minha vida”. | Foto: Mary Leal,, Ascom/SEEDF

Programa Ginástica nas Quadras

O programa Ginástica nas Quadras é realizado desde o início da década de 1980 e foi consolidado como política pública em 1983. O programa é composto por professores de educação física da SEEDF, além de uma equipe multidisciplinar, e tem como objetivo levar saúde ao público, por meio de atividades físicas, de modo a evitar doenças ligadas ao sedentarismo, bem como saúde mental e sociabilidade aos seus participantes.

São oferecidas diversas modalidades como natação, hidroginástica, ginástica localizada, yoga, condicionamento físico, entre outras. As atividades são praticadas dentro das unidades escolares ou nos espaços públicos próximos às escolas. O programa é acompanhado pela Gerência de Desportos, vinculada à Subsecretaria de Educação Básica, e se consolidou como uma das principais políticas públicas da SEEDF.

Atualmente, 12 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) atendem estudantes e a comunidade escolar a partir dos 15 anos de idade, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Para participar, é preciso apresentar atestado médico para a prática de atividades físicas nas CREs participantes: Ceilândia, Taguatinga, Gama, Núcleo Bandeirante, Samambaia, Guará, Plano Piloto, Santa Maria, Planaltina, Recanto das Emas, São Sebastião e Sobradinho.