23/11/23 às 6h09 - Atualizado em 23/11/23 às 8h51

Quatro merendeiras são classificadas para a grande final do Sabor de Escola

As primeiras finalistas foram selecionadas no primeiro dia da semifinal do concurso

Ícaro Henrique e Tainá Moraes, Ascom/SEEDF

Pela manhã, seis competidores entraram na disputa, mas apenas dois deles garantiram as primeiras vagas na final | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

Sabor de Escola com gostinho de semifinal. Começou nesta quarta-feira (22), mais uma etapa da competição que vai eleger a melhor receita da alimentação escolar do DF. As competições da etapa semifinal são realizadas até esta quinta-feira (23) no Clube Cota Mil, do Lago Sul. Entre as 28 semifinalistas selecionadas na etapa Regional, apenas oito seguem para a fase final do concurso, que acontece em dezembro.

Pela manhã, seis competidores entraram na disputa, mas apenas dois deles garantiram as primeiras vagas na final. A merendeira Rosana Leite Pacheco, 48 anos, de Taguatinga, apostou no escondidinho a cara do cerrado, uma receita simples feita com carne suína e queijo. Já a cozinheira Angélica Alves Rabelo, 32 , de Brazlândia, confiou na receita doce e preparou um mousse de maracujá com geleia de morango. As duas receitas impressionaram pela simplicidade e sabor.

Cada merendeira teve direito a torcida organizada. A caravana foi formada por estudantes de Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia e Planaltina | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

“Eu me sinto muito privilegiada por conquistar essa fase tão importante do concurso e, levar o morango para a final está sendo demais, afinal é a nossa fruta principal em Brazlândia, então estou muito feliz!”, conta Angélica Alves, que trabalha há cinco anos na Escola Classe (EC) Almacegas, em Brazlândia.

Muita animação durante toda a competição, pois cada merendeira teve o direito a torcida organizada. A caravana foi formada por estudantes da Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia e Planaltina, com destaque aos alunos da Escola Classe (EC) 19 de Taguatinga, Centro de Educação Infantil (CEI) 01 de Ceilândia, Centro Educacional (CED) 04 e EC Almécegas de Brazlândia. A turma do terceiro ano do Ensino Fundamental da EC Monjolo de Planaltina, preparou um apresentação temática sobre o cerrado brasileiro e fez todo mundo dançar.

Segundo período de competição

A tarde de competição trouxe ainda mais sabor e emoção à semifinal do Sabor de Escola, com a participação de mais sete talentosas merendeiras. Dentre elas, destacaram-se mais duas que conquistaram seus lugares na final do concurso.

A primeira a garantir seu espaço na final foi merendeira Mayara Ferreira, representou o Recanto das Emas. Ela apresentou aos jurados o prato bobó de frango com arroz. Em seguida, a cozinheira Ivanilda Geralda de Jesus, da Escola Classe 501 de Samambaia encantou os jurados com a sua feijoada escolar. Ambas as receitas foram elogiadas pela combinação de sabores, técnicas culinárias e facilidade de aplicação na merenda escolar.

“Estou muito honrada por estar na final e representar a culinária das escolas do Distrito Federal com o sabor do Cerrado”, compartilhou Ivanilda, emocionada com a conquista.

Espectadores e degustadores: Estudantes também provam as receitas | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

Para compor a mesa de jurados, o concurso Sabor de Escola contou com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, que ressaltou a importância de reconhecer o trabalho das merendeiras. “Elas são verdadeiras artistas e o Sabor de Escola valoriza as habilidades de nossas merendeiras e o papel delas na merenda escolar, com o objetivo de proporcionar uma educação alimentar de qualidade para nossos estudantes”, afirmou.

O secretário executivo Isaías Aparecido, que também prestigiou o evento, destacou a relevância do concurso para enaltecer a diversidade de sabores e o compromisso das escolas do DF com a alimentação adequada saudável e saborosa.

Nesta fase do Sabor de Escola os merendeiros semifinalistas das 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) do DF, foram divididas em quatro lotes que competem durante os dois de competição pela manhã e à tarde em cada dia. Cada lote é composto da seguinte forma:

Cronograma da competição
1º lote 22/11 9h30 Ceilândia, Brazlândia e Taguatinga
2º lote 22/11 14h30 Gama, Recanto, Samambaia e Santa Maria
3º lote 23/11 9h30 Guará, Núcleo Bandeirante, Plano Piloto e Sobradinho
4º lote 23/11 14h30 Paranoá, Planaltina e São Sebastião

Agora, a competição está cada vez mais acirrada com a proximidade da grande final, que promete ser um festival de sabores e talento culinário.

Semifinal do concurso sabor de escola- fotos: jotta casttro