4/10/23 às 13h28 - Atualizado em 4/10/23 às 13h41

Resultado da etapa local do Parlamento Jovem Brasileiro é divulgado

Quatro alunos foram pré-selecionados para participar da seleção final

Da Redação, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) torna público o resultado do processo de pré-seleção dos discursos entregues pelos participantes da etapa local do Parlamento Jovem Brasileiro 2023, a Jornada de Aprendizagem Cidadã. Os textos elaborados pelos estudantes foram avaliados pela coordenação estadual do Parlamento Jovem Brasileiro e pontuados segundo os critérios estabelecidos no regulamento do programa.

A nota final de cada discurso pode variar de 0 a 100 pontos e para cada critério avaliado foi atribuído um peso, conforme detalhado a seguir:

Critério Peso
1. Elaborou discurso pertinente ao tema do PJB 2023 4
2. Argumentou sobre a importância da questão escolhida, demonstrando seu impacto na vida dos jovens. 3
3. Apresentou resultados da sua pesquisa sobre políticas públicas e da escuta realizada com outros jovens. 3
4. Fez bom uso da língua portuguesa e atendeu às orientações de formatação. 1

A pontuação de cada critério seguiu uma escala de notas de 0 a 5, sendo:

0 – Não atende: não cumpre o requisito

1 – Atende minimamente: atinge apenas o mínimo necessário, mas com muitas áreas de melhoria.

2 – Atende parcialmente: cumpre parcialmente o requisito, mas com algumas áreas de melhoria.

3 – Atende: cumpre o requisito básico sem se destacar

4 – Atende bem: cumpre o requisito de forma satisfatória, demonstrando bom desempenho.

5 – Atende com excelência: supera todas as expectativas, demonstrando um desempenho excepcional.

Para o cálculo na nota final foi utilizada a seguinte fórmula:

(P1 x N1) + (P2 x N2) + (P3 x N3) + (P4 x N4) = RD x 100 = NF

[(P1 + P2 + P3 + P4) x 5]

Sendo,

P = Valor do peso dos critérios 1 a 4

N = Nota dada para cada critério

RD= Resultado decimal

NF = Nota final de 0 a 100

Nos casos de empate, foram aplicados os seguintes critérios, na ordem que são apresentados:

1º. Maior nota no critério 2

2º. Maior nota no critério 3

3º. Aluno cursando último ano do ensino médio ou ensino técnico integrado ao médio

4º. Maior idade

Os quatro estudantes com maior pontuação na avaliação do discurso estão pré-selecionados para participar da seleção final, a ser conduzida pela Câmara dos Deputados. Os pré-selecionados receberão da Coordenação Nacional do Parlamento Jovem Brasileiro as instruções necessárias para a participação na próxima etapa do processo seletivo.

Veja o resultado da avaliação dos discursos:

Classificação Nome do estudante
Eliza Maria Wanderley Cardoch Valdés
Ana Clara Souza Cardoso
Ana Luiza Dantas Fagundes
Maria Luiza Santos Corrêa
Lucas Eduardo Ramos da Silva
Sarah Pizzirani Nascimento
Marina Amira Silvano dos Santos Mourão
Natally Gonçalves dos Santos
Alan Gilbert dos Santos Araujo
10º Andre Domicio Area de Farias
11º Ilana Magela de Paulo Santos
12º Davi Barcelos Leite
13º Alexandra Ribeiro Mendes
14º Arthur Fonseca de Castro

A nota final de cada discurso pode ser encontrada no link: Pré-seleção PJB DF.

Fique atento! Em breve os quatro melhores candidatos de cada estado apresentarão seus discursos em vídeo no YouTube, buscando conquistar a oportunidade de vivenciar a Câmara dos Deputados.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 14 de novembro no portal do Parlamento Jovem Brasileiro.