21/10/23 às 9h33 - Atualizado em 31/10/23 às 13h34

Sabor de Escola: um merendeiro e uma merendeira de Taguatinga estão na semifinal

Etapa regional do concurso reuniu 27 cozinheiros de escolas públicas nos dias 19 e 20 de outubro

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

Merendeiros que prepararam o “quibe escolar” e o “escondidinho: a cara do cerrado” ganharam os jurados. | Foto: Jotta Casttro, Ascom/ SEEDF

A procura pela melhor receita da alimentação escolar do Distrito Federal segue a todo vapor pelas 14 Regionais de Ensino da capital. Nesta quinta e sexta-feira (19 e 20), o time de jurados do Sabor de Escola foi à Escola Técnica de Brasília (ETB) de Taguatinga para eleger mais dois semifinalistas do concurso. Os pratos que mais agradaram na competição e venceram a disputa foram o delicioso “quibe escolar” e o “escondidinho: a cara do cerrado”.

Uma vitória deliciosa para os chef’s Daniel João da Costa, 41 anos, e Rosana  Leite Pacheco, 48, que abusaram da criatividade e originalidade das receitas. O quibe escolar de Daniel foi o primeiro classificado. A receita leva carne de patinho desfiada, com vagem, cenoura, queijo, arroz e mandioca amarela no acompanhamento. Daniel, que atualmente trabalha no Centro de Ensino Médio Integrado de Taguatinga (CEMEIT), ficou muito feliz com a vitória.

Eu estou muito feliz em seguir para a próxima etapa, estava bastante otimista. Tentei fazer o meu melhor e com bastante carinho. Minha receita vai legumes que não é muito do agrado dos estudantes, mas feita de forma diferente e criativa ganhou o sorriso deles na hora que apresentei. Para ficar ainda melhor, coloquei a mandioca amarela, que é de fácil prepao e faz um sucesso na escola”, disse o merendeiro.

Com receitas doces e salgadas, algumas com frutos do cerrado, elementos importantes que ao serem acrescentados nas receitas somam mais pontos, os merendeiros de Taguatinga surpreenderam. | Foto: Jottta Casttro, Ascom/SEEDF

O segundo prato classificado, o escondidinho, leva na receita carne seca suína, mandioca amarela, manteiga, queijo, alho e cebola. A merendeira Rosana Leite Pacheco, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 19, também não segurou a emoção pela vitória.

É uma alegria contagiante, não imaginei que iriar ganhar, pois todos os pratos ficaram deliciosos”, disse. De acordo com a merendeira, a inovação foi o segredo para conquistar os alunos e os jurados. “Eu tive que inovar com a carne suína porque é de difícil aceitação dos alunos e de primeira eles amaram, acho que o mesmo aconteceu com os jurados”, brincou.

A etapa regional do concurso Sabor de Escola em Taguatinga reuniu 27 competidores na disputa para uma vaga na seminal do concurso, que acontece em novembro. Durante os dois dias de preparo e degustação das receitas na região pratos incríveis ganharam destaque pela originalidade. Entre os destaques,  o pudim de abóbora com calda de caju, um delicioso filé de tilápia crocante, o surpreendente peixe ao molho com farofa de buriti e o hambúrguer artesanal, que todo aluno gosta.

Torcida organizada

Com receitas doces e salgadas, algumas com frutos do cerrado, elementos importantes que ao serem acrescentados nas receitas somam mais pontos, os merendeiros de Taguatinga surpreenderam. Alguns levaram torcida organizada para animar a disputa.

A merendeira Eliete, do CEF 12 de Taguatinga, tinha até torcida. | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

Na quinta (19), o primeiro dia da disputa, as alunas Millena Santos, de 15 anos, Giovanna Rodrigues, 13 anos, Anny Karoline Rodrigues, 14 anos e Yasmin Oliveira, 14, se animaram para prestigiar uma merendeira especial. Alunas do 8º e 9º ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 12, de Taguatinga, elas compareceram ao evento com faixa para demonstrar o carinho que sentem pela profissional que prepara a alimentação na escola.

A gente queria demonstrar o quanto a Eliete é especial. Não é a toa que a chamamos de tia, pois ela nos permite essa aproximação todos os dias na escola, além de preparar uma galinhada e um macarrão cremoso delicioso”, conta Yasmin.

O momento mais especial foi quando as alunas levantaram a faixa para homenagear a cozinheira, “O CEF 12 Taguatinga tem a melhor merendeira do DF! Vai Eliete! A vitória é sua!”.

Emocionada, a cozinheira agradeceu o carinho das alunas. “Eu fico muito feliz por essa homenagem porque faço o meu trabalho há anos com muito amor e dedicação. Ter esse reconhecimento dos alunos é gratificante, diz a merendeira.

Próxima etapa

]A etapa regional de ensino do concurso Sabor de Escola continua na próxima semana, em Ceilândia, na Escola Parque Anísio Teixeira e em Brasilândia, na Escola Classe (EC) 09. Serão as últimas Regionais de Ensino a receberem a etapa regional do concurso que vai eleger a melhor receita da alimentar escolar do DF. Depois dessa etapa, o Sabor de Escola segue para a semifinal, de onde sairão as oito finalistas.

Concurso sabor de escola etapa CRE Taguatinga- fotos: jotta casttro