29/06/23 às 15h03 - Atualizado em 29/06/23 às 16h17

Secretaria de Educação ganha prata no Selo QualiVida

Premiação valoriza boas práticas de qualidade de vida para servidores

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

Ana Paula Aguiar, subsecretária de Gestão de Pessoas, recebeu o prêmio representando a secretária Hélvia Paranaguá. | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) ganhou o segundo lugar do Selo QualiVida, no I Encontro Anual de Qualidade de Vida no Trabalho, entregue nesta quinta-feira (29), no auditório da Polícia Civil.
O intuito da premiação, criada pela Secretaria de Economia, é premiar órgãos e entidades da administração pública do DF que desenvolveram boas práticas de qualidade de vida e valorização do servidor ativo e aposentado no ano passado.

Já escutamos tanto em nossa jornada que qualidade de vida é uma bobagem e agora, aqui estamos, conseguindo reunir essa quantidade de gente com o mesmo interesse nessa temática. Que venham mais pessoas convencidas de que esse é o nosso futuro”, disse Ana Paula Aguiar, subsecretária de Gestão de Pessoas ao receber o prêmio a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

Segundo Fernanda Patrícia Pereira, chefe da Assessoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (ASQVT), a Secretaria de Educação realizou 72 ações voltadas à promoção de saúde e bem-estar, valorização e reconhecimento do servidor da educação no ano de 2022. Para a premiação, foram apresentadas 15 iniciativas da SEEDF, das quais as mais pontuadas foram o Programa para Servidores Ingressantes e o Acolhimento e Escuta Solidária aos Servidores PCDs.

A política de qualidade de vida no trabalho da SEEDF foi instituída em 2021, sendo a primeira a ser publicada no GDF e inédita entre as secretarias de educação estaduais e municipais do país”, comenta Fernanda. Órgãos como o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito do DF (Detran), a Secretaria de Justiça do DF, a Secretaria de Saúde, a Controladoria-Geral do DF e a Procuradoria-Geral do Distrito Federal também foram premiados no evento.

O Selo

Nesta 2° edição da premiação, os órgãos e entidades puderam inscrever iniciativas implementadas dentro do período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2022, nos cinco eixos temáticos norteadores dos programas e ações de qualidade de vida no trabalho: profissional, saúde e bem-estar, estrutura, estima e pessoal.

A premiação do selo é dividida em cinco segmentos: administrações regionais, autarquias, fundações, secretarias e órgãos especializados. Neste ano, foram contempladas nove instituições que receberam as certificações Ouro, Prata e Bronze. A Secretaria de Educação recebeu o selo Prata.

QualiVida

O programa foi criado em 2021, pela Secretaria de Economia, para atender e dar suporte aos servidores do GDF, seja fisicamente ou mentalmente, em meio à pandemia da covid-19. A iniciativa tem como principal objetivo orientar e sensibilizar os gestores sobre a importância de priorizar a saúde e o bem-estar dos colaboradores.