10/02/23 às 15h20 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Secretaria de Educação recebe 109 ônibus escolares novos

Nova frota começa a circular na segunda-feira (13) e vai atender 7,5 mil alunos do Itapoã e Núcleo Bandeirante

Ícaro Henrique*, Ascom/SEEDF

Alunos do Itapoã e Núcleo Bandeirante serão beneficiados com uma nova frota de ônibus escolares. A entrega dos 109 veículos foi realizada na manhã desta sexta-feira (10), na garagem da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) com a presença da governadora em exercício, Celina Leão. Os ônibus começam a circular na próxima segunda (13) na volta às aulas.

A Secretaria está recebendo um transporte mais seguro com qualidade e conforto, que é o mínimo que podemos fornecer para os nossos alunos. Tudo isso é fruto de mais uma etapa vencida, estamos melhorando os itinerários e esse ônibus tem uma qualidade inquestionável a contribuir de forma significativa na aprendizagem”, destaca Nivaldo Vieira, subsecretário de Apoio às Políticas Educacionais.

Das 109 unidades, 62 atenderão o Núcleo Bandeirante e 47 vão trafegar pelo Itapoã | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Esse é um dia de muita felicidade para a comunidade escolar, faz 20 anos que a frota não é renovada”, comemora Celina Leão. “Queremos trocar todos os ônibus que atendem a rede pública de ensino – em breve, vamos receber mais 100 novos veículos pelo FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação]. A ideia é que as crianças tenham conforto para que isso reflita, inclusive, no aprendizado”, completa. A frota de ônibus escolares do Distrito Federal atualmente soma 996 veículos, a maior frota do Brasil.

Cada um dos novos ônibus tem capacidade para atender 39 alunos. Das 109 unidades recém-adquiridas, 62 atenderão o Núcleo Bandeirante e 47 vão trafegar pelo Itapoã. Os veículos vão transportar gratuitamente 7.549 estudantes. Os veículos zero quilômetros são equipados com ar condicionado, e possuem acessibilidade para alunos com necessidades especiais. A frota vai circular durante o dia nos turnos da manhã e tarde e à noite para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Estamos na busca de um padrão de qualidade e conforto e isso vai desde as séries iniciais até o ensino de Jovens e Adultos”, diz Nivaldo.

GDF quer renovar toda a frota de ônibus escolares, informou Celina Leão. Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal informa que o transporte escolar é regido pela Portaria nº 192/2019. De acordo com a regulamentação, o transporte é fornecido para estudantes que residam a mais de dois quilômetros de distância da unidade escolar em que estiver matriculado.

Os ônibus escolares também transportam estudantes em localidades onde não há transporte público coletivo, urbano ou rural. Também é fornecido transporte a estudantes com deficiência (comprovada mediante laudo médico). Todos os ônibus escolares têm monitores. A SEEDF garante que todos os estudantes que necessitam do serviço são atendidos. Os demais têm direito ao passe livre.

109 novos ônibus escolares vão atender mais de 7,5 mil alunos

*Com informações da Agência Brasília