25/10/23 às 17h56 - Atualizado em 31/10/23 às 12h56

Secretaria de Educação supervisiona eleições nas escolas públicas

Escolha de gestores movimentou o dia das unidades escolares em todo o DF

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

As eleições para diretores, vice-diretores e conselheiros escolares movimentaram as unidades de ensino da rede pública do Distrito Federal, nesta quarta-feira (25/10). A votação começou por volta das 7h30 e se estende até às 21h. Ao todo, são 702 unidades escolares, 797 chapas inscritas e 4.488 candidatos ao conselho escolar. Os eleitos terão mandatos de quatro anos, e a posse está prevista para o dia 2 de janeiro de 2024.

As eleições escolares permitem que a comunidade escolar, incluindo estudantes, pais, professores e funcionários, participe ativamente na escolha de seus gestores. Isso promove a democracia na gestão escolar e envolve as partes interessadas no processo de tomada de decisão.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a importância do momento. “É muito importante essa escolha democrática dos diretores, vices e conselheiros, pois é esta equipe que vai garantir a participação efetiva da comunidade escolar na elaboração do projeto político-pedagógico da escola“, ressaltou.

A Comissão Eleitoral Central (CEC) fiscalizou o processo de eleição em todas as regionais de ensino | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Por meio da Comissão Eleitoral Central (CEC), a Secretaria de Estado de Educação do DF realizou ao longo do dia a fiscalização em todas as regionais de ensino. Para Tânia Ávila, presidente da CEC, as eleições escolares para diretores desempenham um papel fundamental no sistema educacional.

Estas eleições representam um momento muito esperado pela comunidade escolar, pois as últimas eleições foram realizadas em 2019. Elas permitem ao eleitor exercer o seu direito de cidadania e escolher os candidatos a diretor, vice-diretor e a conselheiros escolares que ele entenda que sejam as melhores opções para gerir a unidade escolar nos próximos 4 anos“, disse.

Apoio

Neste ano, a votação nas escolas públicas foram realizadas com urnas de lona, emprestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), que também disponibilizou cabines de votação, e do Sindicato dos Professores (Sinpro). Além disso, representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) também visitaram e fiscalizaram diversas unidades escolares envolvidas no processo eleitoral.

Agradecemos o apoio de todos os órgãos envolvidos neste momento. Isso só reforça a importância das eleições escolares para a construção de uma educação de qualidade“, agradeceu a secretária.

O estudante Matheus Silva do 3º ano do Ensino Médio votou no Cemi Taguatinga | Foto: Divulgação

Grande procura

As eleições escolares podem ensinar aos alunos sobre o processo democrático e incentivá-los a se envolverem em questões educacionais desde cedo. Isso ajuda a desenvolver cidadãos mais informados e engajados.

A professora de robótica do CEM 03 do Gama, Roberta Inácia da Silva, destacou o trabalho feito em sala de aula para ressaltar a importância do momento. “Durante a semana, nós conversamos com os alunos sobre a importância de participar. Eles entenderam e gostaram da ideia de poder agir diretamente sobre o futuro da escola”, finalizou.

Na escola, os alunos votaram antes do início das aulas. Para Denyel dos Santos, 15 anos, aluno do 1º do Ensino Médio, a eleição é um momento importante para todos da escola. “A eleição é importante, pois a gente exerce a democracia de forma direta aqui na nossa escola. Se os eleitos fizerem um bom trabalho, vamos votar para ficarem, mas se não fizerem uma boa gestão, não votamos de novo”, concluiu o estudante.

Também presente à votação, a mãe de Denyel, dona Edineide dos Santos, fala que fez questão de participar da vida escolar do filho, votando nas eleições escolares. “Quando a gente participa, mostra que estamos preocupados com o futuro deles. Por isso é importante estar presente nesse momento e votar”.

O CEM 03 do Gama foi uma das escolas que recebeu a fiscalização da CEC. Mais cedo, o CED 310 de Santa Maria também recebeu a visita da Comissão, que pontuou o processo eleitoral na unidade como “organizado e tranquilo”.

Logo cedo, o estudante do 1º do Ensino Médio Denyel dos Santos votou no CEM 03 do Gama | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A apuração será iniciada logo após o encerramento da votação e será realizada na própria escola. Os candidatos poderão acompanhar juntamente com os fiscais. O resultado preliminar será divulgado pelas unidades escolares ainda nesta quarta (25), ao final da apuração. A Comissão Eleitoral Local (CEL) afixará edital com o resultado preliminar dentro da própria escola, ao término da apuração.

Cronograma da eleição escolar

Período de impugnação do resultado preliminar  26 a 30/10/2023
Resultado final (após a análise dos pedidos de impugnação)  7/11/2023
Período de recurso contra o resultado final  8 a 10/11/2023