10/02/23 às 9h07 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Secretaria faz busca ativa por potenciais estudantes da EJA

Campanha quer mostrar que matrículas podem ser feitas o ano todo, ininterruptamente

Gizellla Rodrigues, Ascom/SEEDF

Nas vésperas da volta às aulas da rede pública de ensino do Distrito Federal, a Secretaria de Estado de Educação do DF realiza, até essa sexta-feira (10), a segunda etapa da busca ativa por potenciais estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na tarde da última quinta-feira (9), as ações se concentraram na Rodoviária do Plano Pilotos, por onde passam cerca de 700 mil pessoas por dia. Nesta sexta-feira (10), as equipes estarão em Samambaia, Planaltina, São Sebastião e Santa Maria.

A iniciativa engloba afixação de cartazes e panfletagem em espaços públicos de grande fluxo de pessoas, como hospitais públicos, Restaurantes Comunitários, terminais rodoviários e estações do metrô. As ações serão feitas nas 14 Coordenações Regionais de Ensino que ofertam a EJA. A SEEDF imprimiu 100 mil panfletos e 10 mil cartazes para levar a campanha para todo o DF.

O público da EJA não é um público de redes sociais. Essa panfletagem, esse corpo-a-corpo é muito mais efetivo”, afirma a diretora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação do DF, Lilian Sena. A busca ativa é uma parceria entre a Subsecretaria de Educação Básica (Subeb) e a Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educação (Suplav).

Lilian Sena, diretora da EJA, explica que sempre há vagas na modalidade de ensino. Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

A busca ativa é uma forma de combater a evasão escolar, um dos problemas da EJA,  potencializado pela pandemia de Covid-19. “O aluno da EJA tem um perfil diferente. Ele é trabalhador, então a prioridade sempre é o trabalho”, diz Lílian.

O mote da campanha é “Matrículas abertas a qualquer tempo”, e o objetivo é conscientizar a população de que as matrículas para a EJA podem ser feitas o ano todo, ininterruptamente, mesmo o grupo que não fez as matrículas prévias. Para isso basta comparecer com os documentos pessoais na secretaria da unidade mais próxima da residência ou trabalho do interessado.

Busca ativa é uma das formas de combater a evasão escolar, potencializada pela pandemia de Covid-19. Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

No DF há 93 escolas que ofertam a EJA e cerca de 35 mil estudantes são atendidos por semestre.  A Educação de Jovens e Adultos é destinada às pessoas jovens, adultas e idosas que, por diferentes motivos, não concluíram a educação básica, ou seja, o ensino fundamental e médio, ou nunca tiveram a oportunidade de estudar.

Confira aqui as escolas que ofertam EJA

Nós atendemos todas e todos, sem nenhuma restrição”, salienta a diretora da EJA. “Como exemplo, posso citar o nosso atendimento nos estabelecimentos penais, voltado às pessoas privadas de liberdade e às escolas do campo e o atendimento às pessoas em situação de rua, realizado pela Escola Meninos e Meninas do Parque”, diz.

A EJA é organizada em três segmentos. O primeiro corresponde aos anos iniciais do ensino fundamental. Neste segmento, as pessoas iniciarão e consolidarão o processo de alfabetização. O segundo segmento corresponde aos anos finais do ensino fundamental. Já o terceiro segmento corresponde ao ensino médio. Para se matricular nos primeiro e segundo segmentos, a idade mínima é de 15 anos completos. Para se matricular no terceiro segmento, a idade mínima é de 18 anos completos.

As matrículas sempre estão condicionadas à capacidade de atendimento de cada unidade escolar. Porém, no caso da EJA, não temos problemas com quantitativo de vagas”, reforça Lilian Sena. “Sempre temos vagas, porque a nossa oferta é descentralizada”.