4/09/19 às 14h34 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

SEEDF participa de evento sobre educação e tecnologia

Novas realidades do ensino, legislação e sugestões para escolas em debate

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Educação do DF participa do Encontro Regional Brasília Bett Educar, nesta quarta-feira (4/9), no Centro de Convenções Israel Pinheiro. Esse é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina para discutir assuntos relevantes para o ensino e, pela primeira vez, acontece na capital federal.

“O DF está aberto e honrado em receber esse evento. Estamos de portas abertas para o diálogo sempre. Os parceiros são fundamentais para modernizar a educação e estarmos nos trilhos da inovação”, ressaltou o secretário de Educação do DF, João Pedro Ferraz, durante a abertura.

A realização dos encontros regionais da Bett Educar visam proporcionar uma imersão aos educadores de várias regiões do país em temas atuais. “O Brasil possui áreas geográficas muito diferentes entre si, assim como especificidades na educação. Então, é preciso debater de forma plural os principais assuntos que permeiam a educação brasileira e mundial em outras cidades, apresentar um pouquinho da Bett Brasil para os educadores dessas regiões e ouvir e entender as realidades locais”, explicou Maria Alice Carraturi, diretora de conteúdo da Bett Brasil.

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Temas emergentes

Brasília recebeu o primeiro encontro regional com debate de temas como as mudanças na educação a partir da BNCC, o novo ensino médio e seus itinerários formativos, a educação bilíngue, as competências socioemocionais, metodologias ativas, a formação de professores para o novo currículo e as políticas públicas atuais. A perspectiva local da educação do DF também foi abordada.

Álvaro Moreira Domingues Júnior, presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE) e vice-presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal, explanou sobre Os novos rumos da educação particular e pública. “Educação se faz com entusiasmo. Nós somos capazes de uma grande mudança na educação contemporânea que leve em consideração o atual modelo de mundo. Temos que sair da perspectiva de cobrança conteudista para o pensamento crítico, que englobe o desenvolvimento das competências individuais e habilidades”, enfatizou.

Os docentes também puderam discutir pautas como a formação de professores para o novo currículo e inteligência artificial na educação. Também ocorreram momentos de troca de experiências com debates sobre cases na educação e workshop sobre cultura digital.

Veja as fotos do evento