Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/09/21 às 10h20 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

Um por todos e todos por um

Programa leva educação cidadã para escolas públicas e privadas do Brasil

 

Íris Cruz, Ascom/SEEDF

 

Hélvia Paranaguá ressalta a importância do Programa que incentiva a educação cidadã em escolas públicas e privadas. Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

A conhecida frase da história dos Três Mosqueteiros, um por todos e todos por um, ganhou novo cenário dentro da Turma da Mônica e deu nome ao projeto que incentiva a educação cidadã em escolas públicas e privadas.

 

Por meio de parceria da Controladoria Geral da União (CGU), Ministério da Educação (MEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Instituto Maurício de Souza, a Secretaria de Educação do Distrito Federal apoia a iniciativa, que pode ser acessada de forma gratuita por todas as escolas do país.

 

 “Vamos abraçar juntos essa causa. É fundamental que o nosso adulto do futuro tenha compreensão, hoje, da ética e da cidadania”, destacou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, em reunião com a equipe do programa e com o secretário de Transparência e Prevenção da Corrupção da CGU, Roberto César de Oliveira.

 

Proposta dinâmica

 

Com apoio dos personagens da Turma da Mônica, o programa envolve estudantes, famílias e professores em estudo sobre a construção da cidadania, apresentando o exercício da cidadania de forma divertida.

 

O material, dividido para turmas dos 1º aos 5º anos, é composto por vídeos, histórias, guias para os professores e banco de atividades. Para acessar, basta se inscrever no link (Formulário Lime Survey) para obter as informações de como aplicar o Programa.

Governo do Distrito Federal