22/05/19 às 19h53 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Vivências na natureza incentivam preservação ambiental

Thais Rorher, Ascom/SEEDF

Estudantes do CEF Boa Esperança participam de ações no Parque Três Meninas

Uma manhã com muita natureza, contação de histórias, atividades de educação ambiental e o lançamento do gibiTurma do Chico Bento – De olho na natureza. Foi assim a quarta-feira (22) de estudantes do Centro de Ensino Fundamental Boa Esperança no Parque Três Meninas.

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A natureza se transformou em uma verdadeira sala de aula ao livre para as crianças do CEF Boa Esperança. Foram momentos de integração com natureza. A contação de histórias foi um desses, com a escritora e professora da SEEDF Ana Neila. Em meio a grama do Parque, as crianças participaram da história dos fazendeiros João e Bento. Os dois tinham visões completamente diferentes sobre a utilização dos recursos naturais, já que Bento preservava o meio ambiente, mas João não. As consequências dessas posturas foram mostradas para as crianças de forma lúdica, ressaltando inclusive que mesmo aqueles que desmataram muito tem a oportunidade de mudar de postura, passando a uma nova atitude de preservação e recuperação da natureza.

A ideia de plantar a semente da preservação e conscientização no coração das crianças e jovens é trabalhada em diversas frentes pela Secretaria de Educação do DF e órgãos parceiros, como o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Vocês têm a missão de serem multiplicadores e agentes de preservação da natureza. A Terra é a nossa casa e temos compromisso de cuidar desse local”, destacou a chefe de assessoria especial da SEEDF, Janaína Almeida.

Os estudantes do CEF Boa Esperança, de Ceilândia, participam do programa Parque Educador, desenvolvido pela Secretaria de Educação do DF, desde 2018. Atualmente, o projeto atende 43 unidades escolas no DF, com 1.920 estudantes participantes, desenvolvido em quatro parques da região. Há uma previsão de ampliação do Parque Educador no segundo semestre de 2019, que passará atender 2.880 estudantes, em 65 escolas, com seis parques no total.

No programa Parque Educador, estudantes da rede pública vivenciam momentos e aulas de educação ambiental com atividades dentro da natureza. “A educação ambiental leva a cidadania, constrói um ser humano mais crítico e consciente. Além disso, conteúdos trabalhados em sala de aula, como clima, solo e cerrado, são trabalhados no projeto. Já vemos os frutos do projeto com ações que são multiplicadas nas escolas e com a família das crianças e adolescentes”, contou a educadora ambiental Maria Bicalho.

Turma da Mônica incentiva preservação

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

As atividades desta quarta-feira foram ainda mais especiais com o lançamento do gibi Turma do Chico Bento – De olho na natureza. A parceria entre o Ibama e o cartunista Maurício de Sousa, criador dos queridos personagens da Turma da Mônica, vai ajudar a rede pública a trabalhar práticas lúdico-pedagógicas com a temática do desmatamento e recuperação de área degradadas. Além disso, vai promover outras discussões a respeito do meio ambiente e sustentabilidade.

“Fazemos parte da natureza e temos que contribuir. Não é demais lembrar da importância de ajudar a cuidar do meio ambiente no dia a dia, com separação de lixo adequada, utilização consciente da água e tantas outras. Vocês são muito importantes nesse processo”, afirmou Jônatas da Trindade, diretor de licenciamento ambiental do Ibama durante o lançamento.

Sementes de preservação

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Os estudantes do CEF Boa Esperança também plantaram mudas de árvores e caminharam pelo local com os educadores ambientais para conhecer mais da história do Parque Três Meninas.

“Aprendemos que temos que ajudar a natureza porque precisamos mais dela, do que ela de nós. A natureza é demais”, contou o estudante do CEF Boa Esperança José Lucas, de 8 anos.

A pequena Mariana Cunha, também de 8 anos, aconselhou: “Devemos jogar lixo no lugar e não cortar árvores. Temos que pensar e agir certo com a natureza”.

O Ibama também preparou uma surpresa para as crianças levando duas jiboias para que os estudantes vissem de perto. Os animais foram resgatados em situações de risco em área urbana e serão soltos na natureza na região do Goiás, em áreas de preservação do Ibama.

Vivências na natureza incentivam preservação ambiental