Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/03/24 às 18h48 - Atualizado em 20/03/24 às 18h51

2º Seminário de Segurança Pública Escolar orienta e conscientiza escolas do DF

Secretária de Educação do DF participou do evento que aconteceu na tarde desta quarta (20) no auditório do MPDFT

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, abordou a problemática do bullying em sua fala | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

Nesta quarta-feira (20), a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, participou do 2º Seminário de Segurança Pública Escolar, evento realizado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do DF. O encontro tteve como objetivo principal promover a conscientização das escolas públicas e privadas do DF sobre a importância da segurança e, principalmente, o trabalho da questão do bullying.

 

Durante seu discurso, Helvia Paranaguá expressou gratidão à Secretaria de Segurança Pública pelo apoio dado à Secretaria de Educação. “A gente tem o sentimento profundo de gratidão pelo apoio que tem nos dado. O problema da violência que tem refletido nas escolas do DF é um problema de todos. A educação vem de casa, a estrutura vem de lá”, afirmou.

 

Durante o seminário, foram discutidas estratégias e práticas para fortalecer a segurança nas escolas. Professores de escolas públicas e privadas lotaram a plateia, a fim de aprender como abordar certos temas dentro das escolas e contribuir para a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para os alunos.

 

Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre iniciativas relevantes para a segurança e o bem-estar dos estudantes, como o projeto “NaMoral”, o programa “Maria da Penha vai à Escola” e a promoção da cultura de paz nas escolas.

 

O secretário executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, também destacou a importância da parceria entre a polícia e as instituições de ensino. “A segurança pública nas escolas não é apenas responsabilidade da polícia, mas sim de toda a comunidade escolar. É fundamental que haja uma cooperação entre a polícia, os professores, os pais e os alunos para garantir um ambiente seguro e acolhedor.”

 

A chefe da Assessoria Especial pela Paz nas Escolas da SEEDF, Ana Beatriz Goldstein, abordou as ações feitas pela Pasta | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

Bullying 

 

O seminário abordou de forma específica a problemática do bullying, que tem sido uma preocupação crescente nas escolas. Hélvia Paranaguá enfatizou a necessidade de combater não apenas a violência física, mas também a violência de exclusão. “Hoje, o bullying mostra a outra parte muito cruel que é a violência de exclusão. Essa exclusão dói no estudante, e ele precisa se socializar e ser aceito pelo grupo. Isso é o que precisamos trabalhar e essas crianças e adolescentes têm demonstrado que precisam e necessitam de ajuda“, ressaltou Hélvia.

 

O 2º Seminário de Segurança Pública Escolar representa um passo importante na busca por soluções efetivas para garantir um ambiente educacional seguro e acolhedor para todos os alunos do Distrito Federal. Através da colaboração entre as Secretarias de Educação e Segurança Pública, o intuito é sempre promover a conscientização e implementar medidas concretas para combater a violência e o bullying nas escolas.

 

Governo do Distrito Federal