8/06/18 às 9h43 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

Educação participa da Feira do Livro de Brasília

A 34ª edição da Feira do Livro de Brasília ocorre até 17 de junho no Pátio Brasil Shopping. Escritores, como Ana Neila Torquato, servidores e alunos da rede pública terão oportunidade de divulgar suas obras dentro do estande da Secretaria de Educação

Foto: Pedro Ventura, Agência Brasília

Da Agência Brasília,

literatura infantil ganha destaque na 34ª edição da Feira do Livro de Brasília. O evento, que começa nesta sexta-feira (8) e segue até 17 de junho na área externa do Pátio Brasil Shopping, reúne programacão diversificada com palestras, debates, narração de histórias, lançamentos de livros e shows musicais.

Com apoio do governo de Brasília, a feira abre espaço para jovens escritores apresentarem seus trabalhos. No estande montado pela Secretaria de Educação, 33 alunos da rede pública terão a oportunidade de divulgar obras literárias produzidas dentro da sala de aula (confira a programação).

Além dos estudantes, servidores da pasta também aproveitam para lançar seus livros durante a feira. Escritora e coordenadora pedagógica de Educação Infantil da pasta, Ana Neila Torquato estará no estande com três obras: Minha CidadePé de Moeda e Os três palitos.

Minha Cidade foi produzido em 2016 para o projeto Plenarinha de Educação Infantil. Coordenadora da iniciativa na pasta, Ana criou uma história lúdica para as crianças sobre os aspectos relacionado com a cidade. O livro surgiu e virou referência dentro das salas de aula.

Pedagoga dedicada à arte de contar histórias, Ana não só escreve como também dá vida ao livro. Para ela, a interação com os pequenos é um diferencial na hora da aprendizagem. “A educação infantil tem uma certa magia. As crianças estão mais receptivas e absorvem as informações de maneira mais fácil.”

Temas como ecologia, reciclagem, saúde, mobilidade urbana e lazer fazem parte do contexto do Minha Cidade, ilustrado pela filha dela, Sofia Ferreira, na época com 7 anos.

No livro Pé de Moeda, lançado neste ano, a autora traz para debate a questão da educação financeira com a história de um menino que, ao passear no pomar da avó, tem a ideia de plantar um pé de moeda.

O livro Os três palitos será lançado oficialmente no evento. A obra narra a aventura de três amigos que queriam ser algo além de simples palitos de picolé. A história trabalha a importância da amizade, da força do trabalho em equipe e da perseverança em busca dos sonhos.

Além dos títulos que serão apresentados durante a Feira do Livro, Ana Leila Torquato lançará um quarto, que será distribuído para as crianças da rede pública do DF.

Meu Quintal, é fruto do trabalho produzido durante a 5ª Plenarinha da Educação Infantil – A criança na natureza: por um crescimento sustentável. A ação foi desenvolvida por crianças de unidades escolares públicas e instituições educacionais parceiras das 14 Coordenações Regionais de Ensino em 2017. As ilustrações foram feitas pelas próprias crianças.

Livro está disponível no link.

Bibliotecas ganharão novas obras literárias

Para reforçar o acervo literário das escolas públicas, o governo de Brasília investiu R$ 500 mil na aquisição de material bibliográfico na 34ª Feira do Livro. Com o recurso, as escolas poderão complementar as bibliotecas da rede de ensino.

As unidades receberão o recurso, e os alunos ganharão um voucher para escolher o livro pelo qual tenham interesse. As obras ficarão nas escolas para que outros estudantes possam compartilhar.

O dinheiro é do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf), que permite que a rede de ensino tenha recursos para manutenção, pequenos reparos e aquisição de material. Cada regional recebeu um cronograma com a data de visita e compra de livros na feira.

34ª Feira do Livro de Brasília

De 8 a 17 de junho

Das 10 às 22 horas

Na área externa do Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul)