12/03/21 às 18h53 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

595 vagas para cursos de nível técnico

Secretaria de Educação oferece oportunidade para quem está no ensino médio ou já concluiu

Málcia Afonso, Ascom/SEEDF

Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

As inscrições para os cursos técnicos do Programa Novos Caminhos estão abertas de 12 de março até 4 de abril. São 595 vagas para diversas especialidades. Podem se inscrever estudantes que estiverem cursando o ensino médio, prioritariamente da 2ª série, que tenham entre 15 e 19 anos, e interessados que já concluíram, sem limite de idade. O Programa Novos Caminhos, antigo Pronatec, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), realizado em parceria com as secretarias de educação.

Para estudantes do ensino médio são, ao todo, 295 vagas nos cursos técnicos de informática; produção de moda; administração; manutenção e suporte de informática; e controle ambiental. Terão prioridade aqueles que estão na 2ª série e, caso sobrem vagas, serão destinadas aos demais estudantes de ensino médio.

Em relação aos cursos subsequentes, destinados aos demais interessados, as oportunidades são de técnico em saúde bucal; logística; eventos; programação de jogos digitais; informática e telecomunicação, em um total de 300 vagas.

Em ambos, há vagas para a modalidade presencial e a distância, a depender do curso, sendo preferencialmente para aqueles que fazem parte de famílias de baixa renda inscritas em programas de transferência de renda do governo federal ou distrital. Além disto, 10% das vagas serão destinadas a candidatos com deficiência ou em situação de vulnerabilidade e risco social, tais como violência, medidas socioeducativas, em acolhimento institucional, entre outras.

As aulas começam em 4 de maio. Em relação às atividades presenciais, o calendário vai seguir a orientação da Secretaria de Educação, que serão anunciadas oportunamente, conforme as regras de enfrentamento à covid-19.

Para se inscrever, basta preencher o formulário.

img-responsiva Estudantes da  do ensino médio

img-responsiva Demais interessados

Em caso de empate entre os selecionados, o primeiro critério de desempate será a preferência pelo candidato que tiver mais idade, seguido pelo local de moradia (proximidade com o local onde as aulas serão ministradas).

Resultado e matrícula

A listagem com os candidatos selecionados será divulgada no dia 12 de abril, no site da Secretaria de Educação.

A confirmação da matrícula será de 14 a 20 de abril, por meio da unidade escolar em que o interessado for contemplado. A forma de confirmação, se por meio eletrônico ou outro, será anunciada por ocasião da divulgação do resultado.

Técnico MEDIOTEC presencial img-responsiva inscrição
Curso Turno C/H Vagas Local de oferta
Técnico em informática Noturno 1200h 25 CEPAG – Centro de Educação Profissional Articulado do Guará
Técnico em produção de moda Noturno 800h 30 CEPAG – Centro de Educação Profissional Articulado do Guará
Técnico em administração Noturno 1000h 35 CEF Miguel Arcanjo – São Sebastião
Técnico em informática Noturno 1200h 25 CED 04 – Sobradinho II
Técnico em manutenção e suporte de informática Noturno 1000h 60 CED Stella dos Cherubins Guimarães Trois – Planaltina

Técnico MEDIOTEC EAD img-responsivainscrição
Curso Turno C/H Vagas Local de Oferta
Técnico em informática Noturno 1200h 60 CEMI Gama – Centro de Ensino Médio Integrado
Técnico em controle ambiental Noturno 1500h 60 CEF Miguel Arcanjo – São Sebastião
Obs. Os cursos EAD terão aulas presenciais conforme cronograma elaborado pela instituição ofertante.

Técnico subsequente presencial img-responsivainscrição
Técnico em saúde bucal Noturno 1440h 60 CEF Miguel Arcanjo – São Sebastião
Técnico em logística Noturno 800h 30 CEF Miguel Arcanjo – São Sebastião
Técnico em eventos Noturno 800h 30 CED 04 – Sobradinho II

Técnico subsequente EAD img-responsivainscrição
Curso Turno C/H Vagas Local de oferta
Técnico em programação de jogos digitais Noturno 1000h 60 CEMI Gama – Centro de Ensino Médio Integrado.
Técnico em informática Matutino 1440h 60 ETB – Escola Técnica de Brasília – Taguatinga Sul
Técnico em telecomunicação Vespertino 1440h 60 ETB – Escola Técnica de Brasília – Taguatinga Sul
Obs. Os cursos EAD terão aulas presenciais aos sábados conforme cronograma elaborado pela instituição ofertante.

Novos Caminhos

A ação tem como principal objetivo fomentar a qualificação profissional e ampliar as oportunidades de inserção no mundo do trabalho. As aulas são ministradas por professores bolsistas do programa, das próprias secretarias de educação.

════════════════════════════════

img-responsivaAcesse Novos Caminhos e saiba mais