19/08/23 às 10h34 - Atualizado em 22/08/23 às 11h33

72 escolas públicas participarão do projeto Parque Educador

Atividades do projeto começam em 29 de agosto e seguem até dezembro

Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

No primeiro semestre, 2.158 alunos, organizados em 69 turmas, de 61 escolas diferentes participaram do Parque Educador | Foto: Divulgação/Instituto Brasília Ambiental

O Instituto Brasília Ambiental, por meio de cooperação técnica entre instituições, selecionou 72 vagas para as escolas públicas do Distrito Federal no projeto Parque Educador – 2º semestre de 2023. O processo seletivo contou com 215 inscrições de escolas de todas as 35 regiões administrativas. O Parque Educador é voltado para educação ambiental e patrimonial nas Unidades de Conservação (UCs), sob gestão do órgão ambiental. O projeto é gerido pela Unidade de Educação Ambiental (Educ) do Brasília Ambiental e tem parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE/DF) e com a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema).

Integração ambiental

O programa, iniciado em 2018, foi pensado e idealizado para fortalecer a educação ambiental, ampliar o espaço educativo das escolas públicas e aumentar a integração dos parques com a comunidade. Os conteúdos ministrados em sala de aula são ampliados por meio de trilhas guiadas, oficinas, práticas integrativas de saúde, palestras e vivências com a natureza.

As atividades são desenvolvidas por professores capacitados e disponibilizados pela Secretaria de Educação. O diferencial deste projeto de receptivo é que cada turma inscrita participa de um ciclo de aulas planejadas e encadeadas ao longo do semestre, o que possibilita um processo de sensibilização mais profundo junto aos estudantes.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental