Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/07/21 às 11h00 - Atualizado em 26/01/23 às 11h59

Inscrições para ESV com pendências têm até o dia 29 para ajustes

Apenas esses cadastros serão finalizados nas próprias escolas. Novo prazo foi disponibilizado pelo motivo do grande número de acesso ter gerado instabilidades no portal do Programa Educador Social Voluntário

 

Da Redação, Ascom/SEEDF

 

 

As inscrições para o Programa Educador Social Voluntário (ESV) que não foram efetivadas por instabilidades ocorridas no portal do ESV podem ser concluídas no período desta terça, 27, até quinta-feira, 29. Apenas esses candidatos devem se dirigir à Unidade Escolar onde solicitou a vaga e finalizar o cadastro.

 

No momento da inscrição presencial, o candidato deverá apresentar cópia e original dos seguintes documentos: identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista ou passaporte); certidões negativas criminais da Justiça Federal e da Justiça do DF; certidão negativa da Justiça Eleitoral; comprovantes de residência, de escolaridade e de experiência.

 

Os protocolos de segurança para evitar aglomeração serão seguidos nas escolas que estiverem recebendo candidatos para a conclusão das inscrições.

 

O Programa em 2021

 

Ao todo, foram disponibilizadas 4.482 vagas e mais 314 de cadastro reserva nas 14 regionais de ensino. Como público-alvo estão pessoas maiores de 18 anos, de diversos níveis de escolaridade e/ou de experiência, conforme previsto na portaria que regulamenta o programa para 2021. A seleção será por meio de análise de currículo, feita por comissões avaliadoras, compostas nas próprias unidades escolares beneficiadas pelo programa.

 

O grande número de acessos por parte dos interessados gerou prorrogação no prazo das inscrições, estabelecido de 17 a 19 de julho. Posteriormente, o período foi ampliado até o último domingo, 25, quando foram contabilizadas o total de 18.422 inscrições.

 

No ato da inscrição on-line, o candidato selecionava uma regional de ensino para atuação e quatro unidades escolares na mesma regional. Os documentos foram entregues de forma digital por e-mail.

 

Atividades

 

Os Educadores Sociais Voluntários atuam nas escolas, nos dias letivos e naqueles que foram determinados para reposição de aulas. O valor recebido por eles para cobrir as despesas com alimentação e transporte é de R$ 30 por dia de atuação presencial. O voluntariado pode contabilizar até quatro horas de atividades diárias, no entanto, podem atuar em dois turnos ou em duas escolas, recebendo, assim, o valor em dobro.

 

Os pagamentos são feitos pela regional de ensino, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF).

 

Leia também
Inscrições para Educador Social Voluntário são prorrogadas até 25/7
Inscrições para educador social voluntário começam no sábado, 17
 

Como funções dos ESVs estão prestar suporte à educação integral, à educação infantil, ao ensino especial, à Escola Meninos e Meninas do Parque, à Escola do Parque da Cidade e aos estudantes indígenas matriculados nas unidades da rede pública. Todo o trabalho é supervisionado por professores e/ou pelas equipes gestoras, a depender do atendimento prestado pela unidade. As tarefas desempenhadas são relacionadas ao dia a dia da escola, tais como auxiliar em atividades pedagógicas, esportivas e culturais. No ensino especial, eles apoiam os estudantes nos horários de recreação e de refeição.

 

Novo Cronograma de ações

 

img-responsiva 27 a 29/7 às 12h Inscrições e entrega de documentação nas unidades escolares dos candidatos que tiveram problemas na efetuação do cadastro através do site.
img-responsiva 27 a 29/7 Análise Curricular: realização de análise curricular de acordo com o Anexo I, será realizada nas Unidades Escolares pela comissão avaliadora.
img-responsiva 29/7 Divulgação do resultado parcial do processo seletivo, no mural da Unidade Escolar, após às 17 horas e nos canais de comunicação on-line, usados pela comunidade escolar.
img-responsiva 30/7 Recebimento da interposição de recursos, constante no Anexo II, pela Unidade Escolar.
img-responsiva 2/8 Divulgação do resultado final do processo seletivo, após a análise dos recursos, nas UEs, com a lista de classificação dos candidatos, após às 17h e divulgação nos canais de comunicação on-line.
img-responsiva 2/8 A Unidade Escolar encaminhará à Coordenação Regional de Ensino planilha com resultado final, contendo: nome, CPF, pontuação e classificação do candidato.
img-responsiva 3 e 4/8 Assinatura do Termo de Compromisso na CRE (cronograma a ser disponibilizado pela Coordenação Regional de Ensino).

 

img-responsiva Veja a portaria e anexos

img-responsiva Circular nº 3/2021 – SEE/SUPLAV/DIGES

Governo do Distrito Federal