27/07/21 às 11h00 - Atualizado em 26/01/23 às 11h59

Inscrições para ESV com pendências têm até o dia 29 para ajustes

Apenas esses cadastros serão finalizados nas próprias escolas. Novo prazo foi disponibilizado pelo motivo do grande número de acesso ter gerado instabilidades no portal do Programa Educador Social Voluntário

Da Redação, Ascom/SEEDF

As inscrições para o Programa Educador Social Voluntário (ESV) que não foram efetivadas por instabilidades ocorridas no portal do ESV podem ser concluídas no período desta terça, 27, até quinta-feira, 29. Apenas esses candidatos devem se dirigir à Unidade Escolar onde solicitou a vaga e finalizar o cadastro.

No momento da inscrição presencial, o candidato deverá apresentar cópia e original dos seguintes documentos: identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista ou passaporte); certidões negativas criminais da Justiça Federal e da Justiça do DF; certidão negativa da Justiça Eleitoral; comprovantes de residência, de escolaridade e de experiência.

Os protocolos de segurança para evitar aglomeração serão seguidos nas escolas que estiverem recebendo candidatos para a conclusão das inscrições.

O Programa em 2021

Ao todo, foram disponibilizadas 4.482 vagas e mais 314 de cadastro reserva nas 14 regionais de ensino. Como público-alvo estão pessoas maiores de 18 anos, de diversos níveis de escolaridade e/ou de experiência, conforme previsto na portaria que regulamenta o programa para 2021. A seleção será por meio de análise de currículo, feita por comissões avaliadoras, compostas nas próprias unidades escolares beneficiadas pelo programa.

O grande número de acessos por parte dos interessados gerou prorrogação no prazo das inscrições, estabelecido de 17 a 19 de julho. Posteriormente, o período foi ampliado até o último domingo, 25, quando foram contabilizadas o total de 18.422 inscrições.

No ato da inscrição on-line, o candidato selecionava uma regional de ensino para atuação e quatro unidades escolares na mesma regional. Os documentos foram entregues de forma digital por e-mail.

Atividades

Os Educadores Sociais Voluntários atuam nas escolas, nos dias letivos e naqueles que foram determinados para reposição de aulas. O valor recebido por eles para cobrir as despesas com alimentação e transporte é de R$ 30 por dia de atuação presencial. O voluntariado pode contabilizar até quatro horas de atividades diárias, no entanto, podem atuar em dois turnos ou em duas escolas, recebendo, assim, o valor em dobro.

Os pagamentos são feitos pela regional de ensino, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF).