6/05/22 às 20h11 - Atualizado em 17/05/23 às 15h11

Começa a 62° edição dos Jogos Escolares

Cerimônia contou com participação de estudantes, autoridades e atletas

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

Abertura jogos escolares 2022 do DF | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

Um dos eventos mais tradicionais do Distrito Federal, os Jogos Escolares do DF chegam a sua 62ª edição em 2022, após ficar suspenso dois anos devido à pandemia. Nesta sexta-feira (6), a Secretaria de Educação do DF promoveu a solenidade de abertura da competição. Realizada no ginásio do Cruzeiro, a cerimônia contou com a presença das secretárias de Educação, Hélvia Paranaguá, de Esporte e Lazer do DF, Gisele Ferreira e secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira. Estudantes das 14 regionais de ensino da rede pública, alunos de escolas particulares que participam dos jogos, professores, autoridades e atletas profissionais também estiveram presentes.

Logo de início, a Banda Musical Master, do Instituto Musical Master, de São Sebastião, deixou o ambiente contagiante com a sua equipe coreográfica e canções instrumentais. Os jovens fizeram uma apresentação com brasão e Bandeira do Brasil, arrancando palmas de todos os presentes. Dando continuidade às apresentações, a Escola de dança Anísio Teixeira, de Ceilândia, trouxe o tema “Periferia, Meu Lugar”, trabalhado em sala de aula.

Em seguida, as delegações de estudantes foram chamadas para ocupar a quadra do ginásio para cantarem o Hino Nacional.

A secretária de Educação falou sobre a importância dos jogos para a vida dos estudantes e os incentivaram. “O esporte é tudo na vida do jovem. Agora que nossas atividades estão voltando 100%, é indispensável investir em nossos alunos, principalmente quando falamos desse assunto. Quem pratica atividade física tem mais qualidade de vida, aprende mais e também contribui para o crescimento destes jovens. Desejo que essas 234 escolas que estão participando dos jogos aproveitem a oportunidade“, destaca Hélvia.

Estamos unidos para contribuir com o esporte. Ele é muito mais que lazer, é disciplina. É com grande orgulho que celebramos esse momento dos jogos escolares, dando oportunidade para mais de 15 mil alunos que estarão participando deste projeto“, declarou a secretária de Esporte e Lazer do DF, Gisele Ferreira.

Após os pronunciamentos, o atleta, Kawan Pereira, medalhista mundial em Saltos Ornamentais, entrou no ginásio carregando uma tocha. Em seguida, a chama passou pelas mãos da Campeã Brasileira em Jiu-Jitsu, Nicole Marques que acendeu a pira (tocha principal). Após o ato, a secretária Hélvia declarou aberto os Jogos Escolares.

O atleta, Kawan Pereira, medalhista mundial em Saltos Ornamentais, entrou no ginásio carregando uma tocha. Em seguida, a chama passou pelas mãos da Campeã Brasileira em Jiu-Jitsu, Nicole Marques | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares já são uma tradição nas escolas do Distrito Federal. Os estudantes podem competir em duas categorias: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Os vencedores de cada região administrativa disputam a competição distrital. Após essa etapa, os ganhadores vão representar o Distrito Federal nos Jogos Escolares da Juventude, competição nacional, no segundo semestre de 2022.

img-responsiva Mais informações, como calendários e regulamentos, podem ser conferidos no site oficial da competição.

Abertura dos Jogos Escolares de 2022