16/01/23 às 17h03 - Atualizado em 16/01/23 às 18h51

Professores podem concorrer vaga em curso gratuito na Irlanda

Inscrições podem ser feitas até 20 de janeiro pelo site da CAPES

Da Redação, Ascom/SEEDF*

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) juntamente com o Ministério da Educação anuncia oportunidade para professores, coordenadores e supervisores pedagógicos, gestores escolares e profissionais lotados nas secretarias de Educação de todo o país que exerçam atividades de gestão educacional ou relacionadas à formação de professores. Interessados em estudar no exterior podem concorrer a uma das 30 vagas para fazer um curso gratuito na Irlanda.

As inscrições para a seleção do curso gratuito na Irlanda podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2023 pelo site da CAPES. Todas as despesas são pagas, incluindo passagem aérea internacional ida e volta, auxílio instalação, ajuda de custo mensal, seguro saúde, deslocamento na Irlanda (aeroporto/universidade/aeroporto), alojamento, taxas escolares e materiais didáticos do curso.

Clique aqui para se inscrever!

Podem se candidatar, pessoas que possuam vínculo efetivo com a rede pública de educação básica. O profissional deve ter graduação completa em curso reconhecido pelo MEC, preferencialmente em licenciatura. |André Amendoeira, Ascom/SEEDF

Os selecionados vão participar do curso de pós-graduação (lato sensu) em liderança e gestão educacional oferecido pelo Mary Immaculate College – MIC, na cidade de Limerick, Irlanda. O programa tem carga horária de 360h + 27 h (inglês) e vai acontecer entre os meses de julho de 2023 e maio de 2024. embora o curso seja na Irlanda, as primeiras seis semanas serão remotas, com atividades preparatórias.

Podem se candidatar as pessoas que possuam vínculo efetivo com a rede pública de educação básica e que não estejam cumprindo estágio probatório. O profissional, que deve ter graduação completa em curso reconhecido pelo MEC, preferencialmente em licenciatura.

Também é preciso fazer o cadastro do currículo na Plataforma CAPES de Educação Básica, apresentar carta de intenção justificando seu interesse em participar do programa, assim como manda o edital, e comprovar proficiência mínima na língua inglesa.

Essa é a segunda edição do programa, antes restrito apenas aos professores. As inscrições passarão por análises técnica, documental e de mérito. Os resultados preliminar e final estão previstos para maio de 2023. Haverá dois períodos de atividade: um on-line, entre julho e agosto de 2023, e outro presencial na Irlanda, de setembro de 2023 a maio de 2024.

Confira os requisitos para concorrer a uma das vagas do curso gratuito para professores no Edital CAPES.

*com informações da CAPES