Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
21/03/23 às 15h34 - Atualizado em 21/03/23 às 16h20

Professores participam de novo curso de formação continuada

Formação tem foco no projeto NaMoral, realizado pelo MPDFT junto com a SEEDF

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Começou nesta terça-feira (21) um novo curso da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), que vai formar professores da rede pública sobre ética e cidadania para que eles possam repassar os ensinamentos para os estudantes. A nova formação tem foco no projeto NaMoral, uma iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que, em parceria com a Secretaria de Educação, leva noções de integridade e honestidade às escolas públicas do DF.

 

A aula inaugural contou com a presença dos promotores de justiça Luciana Ásper e Georges Seigneur, do ex-procurador-geral da República do Brasil, Aristides Junqueira Alvarenga, e da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá. “É uma felicidade imensa poder celebrar mais essa parceria tão importante para a educação dos nossos alunos. A formação do NaMoral até então era feita apenas de forma voluntária pelo Ministério Público, mas agora nós temos na Eape mais um braço para atingir ao objetivos do programa. Seus professores formadores vão capacitar ainda mais os profissionais da educação do DF”, destacou Hélvia Paranaguá.

 

Foto: Secretária de Educação Hélvia Paranaguá participou da aula inaugural da formação que tem foco no projeto NaMoral que leva noções de integridade e honestidade às escolas públicas do DF | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

O curso de capacitação dos professores vai funcionar durante os dois semestres de 2023 em formato de 180 horas semanais, com encontros presenciais e online. O professor da rede pública que ainda desejar participar do curso de formação NaMoral, deverá procurar os canais de comunicação da Eape.

 

Qualquer professor da rede pública pode participar, mas a dinâmica do curso permite, por enquanto, que ele seja implementando nas disciplinas disciplinas do Projeto Diversificado (PD) dada aos alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, onde serão desenvolvidos projetos e uma série de atividades”, explicou Aécio da Fonseca, professor formador na Eape. “Os professores serão formados ao longo do curso e todo o aprendizado será feito de forma paralela nas escolas públicas, de forma que o aluno possa aprender junto”, acrescentou.

 

NaMoral

 

Por meio de uma tecnologia social gamificada e metodologias ativas, o programa NaMoral leva vivências práticas de ética e cidadania aos estudantes, construindo um ecossistema de integridade e formando embaixadores, influenciadores e restauradores da honestidade. Ele foi criado para difundir o conceito de cidadania plena, o valor da honestidade e colaborar na formação de cidadãos responsáveis.

 

O projeto foi aplicado pela primeira vez em 2019, em nove escolas públicas. Ano passado, passou por 12 escolas, que durante o ano, concorreram e desenvolveram atividades propostas para cumprir seis missões estabelecidas. O vencedor foi o Centro de Ensino Fundamental 01 de Brazlândia.

 

Aula inaugural do Projeto Na Moral

Governo do Distrito Federal