Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/05/23 às 18h50 - Atualizado em 11/05/23 às 10h05

Professores da rede pública do DF chegam à final de premiação

Educadores foram selecionados entre mais de 10 mil inscritos em todo o Brasil 

Lívia Barros e Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

Professores do DF finalistas da premiação que reconheceu educadores de todo o Brasil | Foto: Arquivo Pessoal

 

Cinco professores do Distrito Federal, três deles da rede pública de ensino, foram finalistas do Prêmio Educador Transformador, uma iniciativa do Sebrae, em parceria com o Instituto Significare e a Bett Brasil. O prêmio visa reconhecer e celebrar os educadores de todo o país que fazem a diferença na vida de seus alunos com projetos inovadores. O objetivo é encorajar os estudantes a desenvolverem ideias e respostas para problemas reais do cotidiano. Os finalistas foram selecionados entre mais de 10 mil inscritos em todo o Brasil.

 

Na edição deste ano, o prêmio recebeu 2.897 projetos (que podem envolver mais de um professor), dos quais foram selecionados 70. As escolas Classe Córrego do Ouro, de Sobradinho, o Centro de Ensino Fundamental 11 (CEF 11) do Gama e o Centro de Ensino Médio 01 (CEM 01), localizado em Planaltina, foram as selecionadas para disputar o prêmio, que foi entregue na tarde desta quarta-feira (10) na Bett Brasil, o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, que acontece até o dia 12 de maio, em São Paulo

 

Projetos selecionados

 

A escola Classe Córrego do Ouro concorreu com o projeto “Ciência é Ouro”, que consiste na realização de atividades experimentais das ciências físicas e biológicas propostas em consonâncias com o currículo de ciências naturais dos anos iniciais.

 

Os temas são trabalhados em forma de álbuns que trazem o conceito e imagens para serem pintadas, recortadas e coladas. De forma lúdica, a criança assimila os principais conceitos e se diverte colorindo e montando seu álbum.

 

Apesar de não receber a premiação, a vice-diretora da escola, Adva Girlene, afirma que é gratificante saber que o trabalho está sendo valorizado. “Ao receber a notícia que éramos finalistas, senti uma felicidade, valorização, certeza que contribuo de forma relevante para a educação das crianças desta comunidade que amo tanto. São 23 anos de magistério, 23 anos de Fercal. É maravilhoso ter o reconhecimento do trabalho desenvolvido”, destaca.

 

O projeto Energia Solar Fotovoltaica, do CEF 11, no Gama, foi vencedor da feira de ciências da escola no ano passado e consiste em produzir energia elétrica autossustentável a partir de placas fotovoltaicas.

 

A diretora, Leila Rodrigues, conta que o objetivo é se tornarem uma escola 100% sustentável. Segundo ela, a instituição já economizou mais de R$5 mil de energia, após investirem na compra e na instalação das placas solares fotovoltaicas.

 

O professor Moisés Gonçalves, do CEM 01, desenvolveu o projeto Mundo da Fake News, que envolveu professores de sociologia, história, artes cênicas e português.

 

O projeto teve como base o estudo do impacto das Fake News na sociedade que propõe a conscientização por meio da ludicidade e do teatro. A proposta é produzir cenas icônicas do cinema com uma informação falsa cercada de outras verdadeiras e suas consequências desastrosas.

 

Como se trata de um projeto transversal, ele tem uma estratégia pedagógica que possibilita a interdisciplinaridade e a abordagem de temas contemporâneos, permitindo que assuntos pertinentes ao estudante sejam inseridos no contexto de aula”, explica Moisés.

 

O prêmio foi dividido nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental — Anos Iniciais, Ensino Fundamental — Anos Finais, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Superior.

 

Governo do Distrito Federal