10/05/23 às 14h04 - Atualizado em 11/05/23 às 10h13

Secretaria define ações de regulamentação do Censo Escolar 2023

Escolas têm até 5 de junho para enviarem as informações via Censo Web

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Estado de Educação do DF definiu novas ações de regulamentação referentes à coleta dos dados educacionais do Censo Escolar de 2023. Entre as medidas publicadas no Diário Oficial do DF (DODF) fica definido que as escolas têm até 5 de junho para enviarem os dados educacionais por meio do sistema Censo Web.

O Censo é realizado anualmente nas escolas que ofertam Educação Básica e Profissional. Os dados são utilizados para a formulação de políticas públicas e planejamento educacional | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A previsão é que o Censo Escolar 2023 seja divulgado no primeiro semestre de 2024. A Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Educação do DF promove o processo de coleta, a produção e a sistematização de dados. O subsecretário da Suplav, Julio Momonari, afirma que o Censo é fundamental para a formulação de políticas públicas educacionais, permitindo que o governo e a sociedade possam ter uma visão ampla e precisa sobre a situação da educação básica no país.

São coletadas informações sobre a infraestrutura das escolas, matrículas, docentes, turmas e outras variáveis que permitem traçar um perfil da educação básica em cada região e em todo o país. Portanto, essa portaria é uma ferramenta essencial para o acompanhamento, aprimoramento e legalidade do censo escolar”, diz Momonari

O Censo é realizado anualmente nas escolas que ofertam Educação Básica e Profissional. Os dados são utilizados para a formulação de políticas públicas, planejamento educacional e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf), o transporte escolar, a alimentação dos estudantes, o plano de obras, a contratação de pessoal e a modulação de servidores.

Educacenso

O governo federal também faz anualmente uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Educacenso tem como objetivo realizar um amplo levantamento estatístico educacional sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da Educação Básica e da Educação Profissional. A data de referência para as escolas informarem os dados educacionais ao Censo Escolar da Educação Básica é 31 de maio.

A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet. Os dados são a mais completa fonte de informações utilizada pelo Ministério da Educação para a formulação de políticas e para o desenho de programas. É também a base para a definição de critérios para repasse – a escolas, estados e municípios.