Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
7/12/20 às 9h00 - Atualizado em 6/02/24 às 14h32

Aberta consulta pública para as matrizes do Sistema de Avaliação Educacional do DF

Contribuições podem ser enviadas até 15 de janeiro. Provas serão em novembro de 2021

 

Da Redação, Ascom/SEEDF

 

 

A validação das Matrizes de Referência do Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SIPAEDF) estará em consulta pública de 7 de dezembro a 15 de janeiro. As provas que irão aferir o desempenho dos estudantes da educação básica das redes pública e privada do Distrito Federal estão previstas para novembro de 2021.

 

Podem opinar gestores, professores e estudantes das redes pública e privada, acadêmicos, pesquisadores e quaisquer outras pessoas que tenham interesse em contribuir.

 

São dois documentos em consulta: a Matriz para Avaliação de Desempenho e a Matriz para Avaliação do Contexto Escolar. Além disto, está aberto o credenciamento para profissionais da educação interessados em atuar como elaboradores de itens para a Prova DF.

 

A Matriz para Avaliação de Desempenho tem como objetivo direcionar a construção da Prova DF – instrumento que avalia os estudantes em Língua Portuguesa e Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, totalizando 11 cadernos de provas. Entre outros aspectos, o documento apresenta as habilidades a serem avaliadas e os temas transversais a serem desenvolvidos no processo de elaboração dos itens. O documento foi construído com a colaboração de professores e de integrantes do meio acadêmico.

 

O foco da Matriz para Avaliação do Contexto Escolar é mapear os aspectos que influenciam a educação oferecida no Distrito Federal. Estas avaliações consistem na aplicação de questionários para gestores, professores e estudantes. As questões foram elaboradas principalmente com base nas avaliações.

 

Elaboração de itens

 

A validação por elaboração de itens tem como objetivo verificar se as habilidades contidas na matriz de referência de avaliação de desempenho podem ser mensuradas por meio de itens e posteriormente compor a Prova DF.

 

Os profissionais da educação interessados em atuar como voluntários na elaboração destes itens podem se cadastrar também de 7 de dezembro a 15 de janeiro. É preciso ter experiência como elaborador ou ter formação na área de avaliação em larga escala.

 

Participe pelos links abaixo:

 

img-responsiva➥ Acesse aqui a Matriz para Avaliação de Desempenho

📝 Formulário

img-responsiva➥ Acesse aqui a Matriz para Avaliação do Contexto Escolar

📝 Formulário 

➥ Inscrição para elaboração

📝 Formulário

 

 

Governo do Distrito Federal