6/11/19 às 14h55 - Atualizado em 6/10/22 às 18h54

Abertas inscrições para Missão Pedagógica no Parlamento

Capacitação é gratuita e voltada para profissionais da educação

Jéssika Lineker, Ascom/SEEDF

Estagiária supervisionada

Estão abertas as inscrições para o programa Missão Pedagógica no Parlamento – 2020, que capacita profissionais da educação que atuam em sala de aula, orientação ou coordenação pedagógica de escolas públicas, dos ensinos fundamental e médio. As inscrições podem ser feitas no site www.camara.leg.br/evc e vão até o dia 2 de dezembro.

O programa tem como objetivo fazer com que os educadores conheçam de perto o Poder Legislativo e vivenciem novas práticas a fim de promoverem a participação política e o exercício da cidadania.

Todos os anos, 16 educadores de cada estado e do Distrito Federal são sorteados para participar de um curso à distância com o tema “Educação para a Democracia e o Parlamento”. Dentre os participantes, os que obtêm melhor desempenho são selecionados, sendo dois de cada Unidade da Federação (UF), para participar do módulo presencial em Brasília. A Câmara custeia passagens aéreas, hospedagem e alimentação para os participantes do módulo presencial.

O módulo presencial consiste em aulas, oficinas, visitas, rodas de conversa, simulações e troca de experiências. Ao retornarem às escolas, os educadores devem desenvolver ações pedagógicas específicas no último módulo, o de aplicação, com tutoria à distância da equipe da Câmara.

Após a conclusão das três etapas do programa, os educadores receberão um certificado com carga horária de 130 horas de duração, e aqueles que concluírem a primeira etapa (à distância) recebem certificado com carga horária de 40 horas.

Serviço:

Inscrições: até 2 de dezembro pelo site www.camara.leg.br/evc

Curso à distância “Educação para a Democracia e o Parlamento”: 10/02 a 6/04/2020

Módulo presencial (em Brasília): 15 a 19/06/2020

Módulo de aplicação: 3/08 a 16/11/2020