Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
24/03/23 às 15h18 - Atualizado em 24/03/23 às 15h29

Abertas inscrições para professores atuarem no sistema prisional

São sete vagas para professores de português

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

 

Professores da rede pública do DF interessados em atuar como validadores na Política de Remição de Pena pela Leitura têm até o dia 28/03, às 18h, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), para se inscrever no Processo Seletivo Interno Simplificado para atuar nesse atendimento educacional.

 

São sete vagas disponíveis para seleção de servidores da Carreira Magistério, com habilitação em língua portuguesa, para atuar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As informações estão no chamamento público do edital nº 12, publicado no Diário Oficial do DF, desta sexta-feira (24).

 

Passo a passo

 

O candidato deverá iniciar um Processo SEI do tipo “SEE – Gestão Educacional –

Processo Seletivo”;

Após, o candidato deverá incluir o documento “Requerimento Geral (Formulário)”,

preenchê-lo corretamente, solicitando a inscrição e inserindo todas as informações

necessárias de forma clara e objetiva;

Posteriormente, o candidato deverá assinar o “Requerimento Geral (Formulário)”; e

Por último, o candidato deverá enviar o Processo SEI para a unidade

“SEE/SUBEB/UNIGAEB/DIEJA/GEPRI”.

 

Para reduzir quatro dias de pena, é necessária a leitura de uma obra literária, científica ou filosófica, e a elaboração de uma produção textual para verificar esta leitura | Foto: Divulgação

 

O regime de trabalho é presencial. Os docentes selecionados atuarão no Centro Educacional (CED) 01 de Brasília  como validadores na Política de Remição de Pena pela Leitura, que faz atendimento educacional para pessoas privadas de liberdade.

 

O processo seletivo será realizado por banca examinadora, constituída por servidores da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA) da Secretaria de Educação do DF.

 

O resultado final será divulgado no dia 4 de abril, até as 18h, no site da Secretaria de Educação.

 

Remição de pena

 

A política de Remição de Pena pela Leitura é uma cooperação mútua entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal, Polícia Militar do Distrito Federal e Polícia Civil do Distrito Federal estabelecida pela Portaria Conjunta Nº 11, de setembro do ano passado.

 

Para reduzir quatro dias de pena, é necessária a leitura de uma obra literária, científica ou filosófica, e a elaboração de uma produção textual para verificar esta leitura. O limite para cada custodiado é de 12 obras por ano, o que dá, no máximo, 48 dias de remição a cada ano.

 

Os participantes recebem os livros em suas celas junto com um manual que contém orientações básicas sobre o atendimento educacional e toda a dinâmica dessa forma de remição. Os custodiados têm o prazo de até 30 dias para concluir a leitura. Após esse período, são aplicados relatórios para comprovar a leitura da obra e, posteriormente, o resultado dessa verificação de leitura é encaminhado para apreciação e homologação da remição de pena pela Vara de Execuções Penais.

 

A política de remição de pena pela leitura tem como meta alcançar anualmente até 10% das pessoas privadas de liberdade dos estabelecimentos penais do sistema penitenciário e das unidades de recolhimento do Distrito Federal. Além disso, visa também ampliar o rol de títulos e o quantitativo de livros disponíveis para leitura nesses estabelecimentos e unidades.

 

Governo do Distrito Federal